sexta-feira, 22 de junho de 2007

Argentina apóia Brasil e atribui fracasso do G4 aos EUA e Europa

REUTERS

BUENOS AIRES - A Argentina atribuiu hoje o fracasso da reunião do Grupo dos Quatro (Brasil, Índia, Estados Unidos e União Européia) à 'intransigência' de americanos e europeus para avançar nas negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio.

O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Taiana, divulgou comunicado no qual expressa a 'decepção' de Buenos Aires com o fracasso das negociações do Grupo dos Quatro (G4) na cidade alemã de Potsdam, e o 'reconhecimento e solidariedade' com a posição do Brasil e da Índia.

A nota destaca que Brasil e Índia 'defenderam com dignidade os interesses dos países em desenvolvimento na busca de um acordo equilibrado' para 'fortalecer' a OMC e 'favorecer as metas de equilíbrio e desenvolvimento estabelecidas no mandato de Doha'.

A Argentina deseja manifestar que, se há responsáveis, estes são os representantes dos Estados Unidos e da União Européia por não terem sabido interpretar o verdadeiro sentido do mandato de Doha -, afirmou.

Taiana comentou que a 'intransigência' dos Estados Unidos, da União Européia (UE) 'e de outros países desenvolvidos que sustentam a alta proteção e a distorção na agricultura' foi um dos motivos pelos quais 'não foi possível avançar' na reunião de Potsdam.

Afirmou ainda que o bloco de países desenvolvidos representados por EUA e UE 'pretendem concessões exageradas em matéria de acesso ao mercado para produtos industriais'.

O chanceler acrescentou que a Argentina 'iniciará gestões em Genebra para que estas manifestações sejam formalmente apoiadas pelo Grupo dos 20' de modo que 'fique claro' que 'a posição do Brasil e da Índia expressou um mandato de clara defesa dos interesses dos países em desenvolvimento'.

A Argentina fará gestões com o mesmo propósito perante o Grupo de Negociação sobre o Acesso a Mercados para Bens Não-Agrícolas (Nama-11) do qual faz parte -, afirmou o chanceler. Fonte JB Online

Nenhum comentário: