sexta-feira, 22 de junho de 2007

CONTROLADORES FAZEM A CRISE. EQUIPAMENTOS NÃO





O relator da CPI do Apagão Aéreo, Marco Maia (PT-RS), disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta quinta-feira, dia 21, que os equipamentos de controle de tráfego aéreo do Brasil “funcionam a contento”. Segundo ele, a crise é dos controladores e não dos equipamentos.

Maia disse que se fosse possível trocar todos os controladores de vôo que trabalham hoje por outros, com os equipamentos existentes, não existiria crise aérea no Brasil.

Marco Maia esteve com os outros membros da CPI do Apagão Aéreo no Cindacta-1, em Brasília, nesta quarta-feira, para uma visita técnica.

“Nós ontem, in loco, assistimos o funcionamento do sistema e eu poderia dizer que existem problemas, mas esses problemas não são suficientes para propiciar essa crise que nós estamos assistindo nos aeroportos neste momento”, disse Marco Maia.

Segundo Maia, o principal problema da crise é a falta de relacionamento e diálogo entre os controladores de vôo e o comando da Aeronáutica. “O principal problema vivenciado neste momento: essa falta de diálogo, essa quebra de confiança e de hierarquia é que está produzindo neste momento essa crise toda que nós estamos assistindo no país”, disse Maia.

Marco Maia disse que quer trazer os pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paladino, ao Brasil para que eles deponham na CPI do Apagão Aéreo.

Maia disse que está cada vez mais convencido de que os pilotos do Legacy foram os responsáveis pelo acidente com o Boeing da Gol por terem desligado o transponder. “A cada momento que passa eu estou mais convicto que a principal responsabilidade é dos pilotos do Legacy... até pelo conjunto de informações, pelo comportamento dos pilotos e pelo fato de terem desligado o transponter”, disse Maia.

Leia a íntegra da entrevista com Marco Maia no Conversa Afiada aqui

Nenhum comentário: