‘Queremos voar para outras cidades’
NEGÓCIOS & cia
Flávia Oliveira para O Globo
O Brasil está deixando de ganhar dinheiro devido aos entraves à abertura de novos vôos de empresas estrangeiras no país, diz o francês Christophe Didier, diretor da Delta Air Lines para a América do Sul. Em entrevista a “Negócios&Cia”, ele anunciou duas freqüências adicionais Rio-Atlanta para o verão 2008 e falou do esforço para ampliar atuação da companhia no Brasil. A seguir, trechos da entrevista.
VÔOS LIMITADOS: “Pelo acordo bilateral BrasilEstados Unidos, cada país tem direito a 105 freqüências semanais. Os EUA usam todas elas, além de adicionais na alta temporada.
A Delta opera 21 freqüências por semana para o Brasil, com ocupação média superior a 80%. Nas férias de verão, virão quatro adicionais para Atlanta. A novidade é que duas delas sairão do Rio. As outras partirão de São Paulo.” CIDADES PRIORITÁRIAS: “O Brasil é o maior mercado da Delta na região e queremos voar para outras cidades do país, sem que, para isso, tenhamos que reduzir operações em Rio e São Paulo. O foco está em Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre. Empresários japoneses com negócios em Manaus, por exemplo, pedem conexão de Atlanta para a cidade. Novos vôos não trazem só turismo, mas investimentos. A operação da TAP no Nordeste é exemplo de como a captação de estrangeiros pode impulsionar a economia local.” ANAC: “Pedimos uma reunião com a Anac, para saber se a agência pretende redesenhar o mapa de rotas para o Brasil e, então, faremos solicitações.
O país está deixando de crescer por colocar entraves à abertura de novas freqüências internacionais.
As regras do acordo bilateral têm dez anos, são da época em que chegamos ao mercado brasileiro.
Precisam ser revistas. Com visto, caos aéreo e excesso de conexões é difícil atrair americanos até aqui.” Delta vai pedir à Anac aumento de rotas para voar para oito capitais, fora Rio e São Paulo. Leia a coluna de Flávia Oliveira na integra no jornal O Globo (para assinantes)
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