segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Brasil promove Copa de 2014 em uma das maiores feiras do mundo

Brasil promove Copa de 2014 em uma das maiores feiras do mundo Londres (12/11) - O Brasil comparece – em ritmo de Copa do Mundo – à WTM 2007 (World Travel Market), à maior feira de turismo do Reino Unido e um dos principais fóruns globais de negócios do setor, que começa hoje (12) e segue até quinta-feira (15), em Londres (Inglaterra). Em um estande 713m², a delegação verde-amarela é composta por 67 co-expositores, entre órgãos oficiais e iniciativa privada.
O ponta-pé inicial da participação brasileira é dado hoje pelo capitão da seleção tricampeã mundial de 1970, Carlos Alberto Torres. Ao lado da ministra do Turismo, Marta Suplicy, da presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, entre outras autoridades, o ex-jogador participa de um coquetel em comemoração à vinda da Copa de 2014 ao Brasil.
“Esta é uma ótima oportunidade para demonstrar ao mundo a qualidade da infra-estrutura brasileira para sediar grandes eventos internacionais esportivos”, avalia a ministra. “Além disso, a Copa nos oferece a vantagem de reforçar o trabalho de promoção turística internacional do Brasil, país de rica diversidade natural e cultural, com sete anos de antecedência”, completa a presidente da Embratur.
Nesse sentido, hoje, o diretor de Turismo de Negócios da Embratur, Marcelo Pedroso, e o executivo do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) no Reino Unido, Glauco Fuzinatto, também concedem entrevista à imprensa estrangeira sobre a infra-estrutura turística das 18 cidades candidatas a receber jogos, retomando também o êxito da realização dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.
À noite, o Rio Convention & Visitors Bureau ainda promove um evento comemorativo da Copa 2014, para operadores de turismo e demais profissionais do setor, no barco Sunborn Yatch, ancorado no rio Tamisa.
Sustentabilidade e atrações culturais
Outro grande tema dá o tom da participação brasileira na WTM: turismo sustentável. Amanhã (13), a ministra tem encontro marcado com ministros de outros países, durante o evento paralelo “WTM & UNWTO Minister’s Summit”. Na ocasião, Marta Suplicy conduzirá palestra sobre o tema “Mudanças climáticas sob a perspectiva Brasileira”.
E ao longo de toda a feira, os visitantes terão a chance de tomar contato com a cultura brasileira, por meio de apresentações de capoeira, frevo, samba, entre outras atrações. Além disso, poderão tirar uma foto ao lado da réplica do Cristo Redentor, uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, atração da Embratur na maior parte do calendário de feiras do Instituto.
A gastronomia é outro destaque ao longo dos quatro dias do evento. Os visitantes do estande poderão degustar pratos típicos das culinárias mineira e pernambucana – como pão de queijo e tapioca –, em uma iniciativa dos órgãos oficiais dos Estados.
Mercado inglês
Um dos principais emissores de turistas para o mundo e com grande potencial de crescimento para o Brasil, a Inglaterra é um mercado de alta prioridade para o trabalho de promoção turística do Brasil no exterior, conforme orientação do Plano Aquarela – Marketing Internacional.
Para Fuzinatto, a presença da ministra e da presidente da Embratur na WTM indica o peso do Reino Unido: “Dá uma demonstração clara ao trade britânico da seriedade com que estamos atuando neste mercado com um conjunto de programas de ação”.
Marta e Jeanine têm também uma intensa agenda de encontros com a imprensa estrangeira presente à feira e com profissionais de turismo. Participam ainda, no estande brasileiro, do coquetel em comemoração ao novo vôo da Varig para Londres.
Em 2006, o Brasil recebeu 169.627 turistas ingleses. Fonte Ministério de Turismo

Nenhum comentário: