sábado, 17 de novembro de 2007

Com tucanos e Demos na Prefeitura de São Paulo, até grávidas passam por recall

Gestantes de SP refazem pré-natal após denúncia

Naiana Oscar, JORNAL DA TARDE

Pré-natal será refeito em unidade de saúde de Brasilândia

Cerca de 40 gestantes voltaram ontem à Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Vista Alegre, na zona norte de São Paulo, para reavaliar a situação dos bebês após denúncia de irregularidades nas consultas de pré-natal. Por falta de ginecologistas e obstetras, os atendimentos estavam sendo feitos por um enfermeiro, procedimento contrário ao indicado pelo Ministério da Saúde.

Das 140 grávidas atendidas na UBS, 60 foram convocadas pela Secretaria Municipal da Saúde. As demais eram assistidas pela equipe do Programa de Saúde da Família e não há indícios de problemas no atendimento. A Organização Mundial da Saúde recomenda, no mínimo, seis consultas com médicos durante a gestação.

Apesar de reclamarem da falta de médicos, as pacientes não acusam o enfermeiro, a quem se referem como “doutor”. “Ele é educado, conversava bastante com a gente. Era tão atencioso que a consulta chegava a ser melhor que a do médico”, disse Rosa Maria dos Santos, 28 anos. As gestantes se manifestaram contra o afastamento do profissional pela prefeitura. “Queremos mais médicos, não que tirem o enfermeiro”, disse Maria Luz Oliveira, 28 anos e 5 meses de gravidez.

O mutirão para atendimento foi realizado ontem, das 8h às 16h. Além de demonstrarem preocupação, as grávidas tiveram que ter paciência, já que o tempo de espera chegou a três horas. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a demora ocorreu porque as consultas foram detalhadas e o prontuário de cada paciente teve de ser avaliado. As que não compareceram ontem poderão fazer a consulta na próxima semana.

Nenhum comentário: