Brasil está longe de cumprir metas de educação para 2015, diz Unesco
Segundo relatório, país tem 40% dos analfabetos da América Latina.
Marcia Carmo - BBC
O Estado de São Paulo
A diretora da Oficina de Educação da Unesco para América Latina e Caribe, Rosa Blanco, e o coordenador do laboratório para avaliação de qualidade do ensino, Javier Murillo, disseram, por telefone, à BBC Brasil, que dificilmente o Brasil alcançará as metas estabelecidas para 2015.
"Primeiro, o Brasil aparece com alto índice de analfabetismo frente aos demais países da América Latina devido a sua enorme população", disse Blanco. "O Brasil tem avançado em algumas metas fixadas, mas este alto índice de analfabetismo, a falta de igualdade de gêneros no secundário, onde as meninas têm maior presença que os meninos na sala de aula, e ainda a repetição escolar colocam em risco o objetivo estabelecido", afirmou.
Murillo disse que a repetição escolar (27% entre 1999-2005) leva à deserção escolar antes da conclusão do primário no Brasil. "A repetição continua sendo um problema no Brasil."
Neste item, o país aparece junto com Nepal (37% de repetição entre 1999-2005), além de Burundi, entre outros, com mais de 30% de reprovação escolar.
"Na América Latina, a repetição no primário e no secundário representa um gasto de US$ 11 milhões anuais. Dinheiro que poderia ser usado, por exemplo, na contratação e qualificação de professores", disse Blanco. "Todos estes resultados ocorrem devido à ineficiência do sistema educativo."
No documento divulgado nesta quinta-feira, o Brasil é citado de forma positiva na parte de financiamento igualitário da educação nos Estados e ainda devido ao programa Bolsa-Família.
"Esse programa é uma forma de aumentar o acesso das crianças à escola", disse Blanco.
O plano de metas de educação da Unesco contou com a assinatura de mais de 100 países. Foi lançado em 1999 e será concluído em 2015.
O documento divulgado nesta quinta-feira, chamado de "Educación para todos: Reporte global de monitoreo 2008", mostrou que em 2007, na metade do caminho, muitos países já cumpriram as metas fixadas - caso de Cuba, por exemplo.
Outros países, como a Argentina e Chile, vão atingir os objetivos muito antes do prazo de 2015.
Para o Brasil, a meta da "universalização" das crianças no primário poderá ser concretizada. Mas o objetivo de aumentar em 50% o total de adultos alfabetizados corre risco de não virar realidade neste período.
O mesmo vale, segundo os especialistas da Unesco, para os índices de repetição escolar e para a quantidade de meninos que não estão inseridos no ensino secundário. BBC Brasil
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