quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Sindicatos cumprem promessa e paralisam França


Governo faz apelo a grevistas. Somente 30% dos ônibus circulam e Paris e arredores registram 360km de engarrafamento


Deborah Berlinck - O Globo

PARIS. Brusse, de 85 anos, com bengalas por causa do fêmur operado, tomou coragem e resolveu se aventurar nas ruas de Paris a pé. Não havia ônibus. De bom humor, ela encarou o caos no transporte com bons olhos.

— Não sei por que estão protestando...

mas eles certamente têm razão! Já fiz muitas greves na minha vida — disse.

A greve geral dos transportes na França, deflagrada anteontem à noite em protesto contra a reforma do sistema especial de aposentadorias, vai continuar hoje, por mais 24 horas. Os sindicatos assim decidiram ontem, depois de paralisarem o sistema de transportes do país. Os franceses tiveram que fazer malabarismos para ir ao trabalho. No fim do dia, o porta-voz do presidente Nicolas Sarkozy, David Martinon, fez um apelo para que a greve acabe “o mais rapidamente possível, em nome dos passageiros”: — O presidente sempre considerou que há mais ganho para todas as partes na negociação do que no conflito.

Patins, patinetes e leito de hospital para poder trabalhar Sindicatos e o governo, portanto, deram a largada na quedade-braço, sem previsão para um fim. Os dois jogam tudo nesta crise, que é uma prova de fogo para Sarkozy, apenas seis meses depois de assumir o comando da França. Sindicatos aceitaram negociar com as empresas.

Mas dizem que não cedem na greve. Nos próximos dias, se a paralisação se prolongar, a determinação do presidente de reformar radicalmente o país, como prometeu na campanha, vai ser posta à prova.

Com uma greve tão anunciada, a França se preparou. Em Paris, muitos optaram por patins, patinetes, bicicletas proliferaram, rivalizando com os adeptos da caminhada. Os menos em forma encararam mais de meia hora à espera do metrô.

Em alguns hospitais, funcionários dormiram nos leitos vazios e teve gente que pernoitou na casa de amigos para estar mais perto do trabalho.

Em jogo está um regime especial de aposentadoria para algumas categorias cujo trabalho foi julgado penoso: trabalhadores da EDF (eletricidade), SNCF (trens) e RATP (metrô, ônibus e bonde). Hoje, esses funcionários podem se aposentar aos 55 anos e, em alguns casos, aos 50 anos, depois de contribuírem para a Previdência durante 37,5 anos, menos do que os 40 anos para os demais. O governo quer colocar todos no mesmo nível — 40 anos de contribuições, em nome da igualdade. E argumenta que a expectativa de vida aumentou: francês vive mais, precisa trabalhar mais. Muita gente, como o policial militar Jerôme Patox, de 37 anos, que partiu para o trabalho de bicicleta, concorda: — Os homens franceses estão vivendo até os 80 anos. Se se aposentam aos 50, vão viver 30 anos às custas de pensões? É uma questão de matemática.

O tráfego foi menos afetado do que na greve de 18 de outubro, a primeira do governo Sarkozy.

Mas ainda assim, causou problemas consideráveis. Em Paris, apenas um metrô a cada seis funcionou e somente 30% dos ônibus circularam. Registrouse 360 quilômetros de congestionamento na cidade e arredores, contra 250 quilômetros em dia normal. A companhia de trens SNCF anunciou que o tráfego continuará “muito afetado” hoje, com 150 trens de alta velocidade funcionando, no lugar dos habituais 700.

Estudantes vão às ruas contra lei de autonomia Milhares de pessoas protestaram em Paris. Estudantes saíram em manifestação contra uma nova lei que dá mais autonomia na gestão financeira das universidades. Em Lille, entre 1.600 pessoas, segundo a polícia, e 3.200, segundo sindicatos, também protestaram. Enquanto isso, no Ministério do Trabalho, sindicalistas desfilavam na sala do ministro Xavier Bertrand, discutindo um compromisso.


ERIC DESBAN, 44 ANOS, MOTORISTA DE ÔNIBUS EM PARIS

“ ‘Trabalhamos expostos a tudo’ O público não consegue compreender.

Mas veja isso: dia 24 de dezembro à noite, nós estamos trabalhando enquanto todo mundo se diverte. O mesmo no dia 31 de dezembro, e vários feriados. A gente acorda às 3h da manhã para garantir os ônibus para a população a partir das 4h30m.

Não tenho horário fixo de trabalho: numa semana estou no turno da noite, na outra, do dia, da tarde. E trabalhamos expostos a tudo: ao público, à violência, ao trânsito.

Depois de 25 anos de trabalho, muitos caem doentes, ou abandonam o trabalho. E agora querem não apenas que trabalhemos mais, como diminuir os benefícios da aposentadoria.

Se eu me aposentasse hoje, teria 62% de um salário de C 2.500. Com a reforma, me aposento com apenas 51% do meu salário.

ERIC DESBAN: 51% do salário Deborah Berlinck


NICOLAS MERIGOT, 21 ANOS, UNIVERSITÁRIO DA PERIFERIA

“ ‘Financiamento público precário’ Defendo o serviço público. O governo Sarkozy aprovou uma lei que vai dar às universidades muito poder de decisão nelas próprias. Se não lutarmos para manter o financiamento público das universidades, o que vai acontecer é que vamos ter uma educação em duas velocidades: uma que beneficia ricos, e outra para o resto.

Empresas certamente vão financiar universidades conhecidas, como a Sorbonne.

E a Universidade de Evry, onde estudo, se o Estado sair, você acha que o setor privado vai querer financiar? O governo alega que as universidades estão perdendo em competitividade em relação a outras no mundo. Ora, a França é a penúltima na Europa em matéria de financiamento das universidades. Isso explica muita coisa.” NICOLAS MERIGOT: 2 ensinos


Deborah Berlinck



BERNARD PARQUET, 69 ANOS, APOSENTADO DO SETOR ELÉTRICO

‘Não sou nenhum privilegiado’ Sou beneficiário do regime especial de aposentadoria e me aposentei depois de 37,5 anos de trabalho, em vez de 40 anos, mas não sou nenhum privilegiado. Trabalhava externamente, consertando fios de eletricidade. Exigir este tipo de trabalho depois dos 55 anos?! O regime especial nos permite a aposentadoria mais cedo. É uma conquista.

No lugar de suprimilo, o governo deveria estendêlo a todos os trabalhadores.

A produtividade no trabalho não pára de aumentar, as empresas ganham bilhões em lucros. Por que uma parte destes lucros não é utilizada para financiar o sistema? Sarkozy fala hoje em aposentadoria depois de 40 anos de trabalho, mas se deixarmos, vai ser 42, 44, 46 anos... Meus dois filhos vão acabar se aposentando aos 70 anos!” BERNARD PARQUET: revolta Deborah Berlinck “

Nenhum comentário: