segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Animados no Rio: II Festival de Animação Erótica no cinema Odeon BR com 51 filmes sobre sexo


O Globo Online

RIO - Agora é para ser levado a sério. Não que a primeira edição fosse brincadeira... Mas o fato de ter ocupado em 2006 o Cine Íris, o templo do cinema pornográfico no Rio, pode ter afastado muita gente que não acreditava no potencial dos curtas. Portanto, sai "cine pornô", entra o Odeon BR, que agora recebe o II Festival Internacional de Animação Erótica, a partir desta terça-feira.

Cena do curta americano 'Krazy kock', de Bill Pympton/ Divulgação

Durante três dias, serão exibidos 51 filmes de 20 países diferentes. A maior parte (12 no total) é do Brasil. O restante vem de países diversos, como Estados Unidos, Alemanha, Suíça e até Israel, Croácia e Turquia.

Assista a trecho do curta 'Still life'

Curta de animação erótica 'Praxedes, um espermatozóide'

Trecho do curta de animação erótica 'Instinct'

Há animações em várias técnicas abordando temas diversos, como homossexualismo, liberdade sexual da mulher (uma série de curtas bem bolados defendem, por exemplo, a masturbação feminina) e fetiches. Boa parte delas é uma sátira sobre o tema. Uma novidade para quem quer "levar" o festival para casa: as meninas da Daspu confeccionaram as camisas do oficiais do evento, que estarão à venda no Odeon ou no site www.daspu.com.br . Custam R$ 25.

O formato longa-metragem vai ser representado por duas produções: o brasileiro "Wood & Stock: Sexo, orégano e rock'n'roll", de Otto; e o inédito "My art scholl summer", de David e Mary Sandberg. Este último traz uma divertida escola de arte na era do punk-rock, em que uma garota "completa" a grade de aulas com colegas de sala e professores e coloca tudo no jornal interno.

A premiação será dividida em Melhor Animação Nacional, Melhor Animação Internacional e Animação Mais Quente, cujo troféu será oferecido pela TV Playboy. Os vencedores serão aunciados no última dia do festival, às 21h.

O Porta Curtas também distribuirá prêmios para animações brasileiras online. Os filmes serão exibidos no site www.portacurtas.com.br até 13 de novembro. O júri do portal vai escolher a melhor produção, que ganhará o prêmio-aquisição no valor de R$ 750 e o direito a ficar hospedado e veiculado no site.

Cena de  'Not the end', da Suíça/ Divulgação

Dois animadores serão homenageados este ano. O chileno Tomas Welss, que exibirá os curtas "Pasta", "Reunion", "Noche", entre outros. O americano John Mahoney vai mostrar a louca jornada artística em "Mahoney chatroom animation".

A programação é dividida em quatro sessões, que são intercaladas em horários diferentes, sempre entre 13h e 21h (a última sessão). Os ingressos podem ser comprados no site da Ingresso.com .

Nenhum comentário: