domingo, 9 de setembro de 2007

Tucanos armam-se para a guerra de 2010

Leandro Mazzini

Jornal do Brasil (JB)

Brasília. Numa discreta manobra política de dois presidenciáveis do PSDB, os grupos dos governadores de São Paulo, José Serra, e Minas Gerais, Aécio Neves, começam a se articular para as campanhas municipais de 2008 de olho na disputa de 2010. A meta é angariar o máximo de apoio possível no partido, em cada Estado. Aécio e Serra buscam aumentar o cacife nas hostes tucanas e chegar munidos para o embate na convenção de 2009, quando será escolhido o candidato.

O primeiro teste na medição de forças será daqui a dois meses, no III Congresso Nacional do PSDB. Há duas semanas, o governador mineiro - que oficialmente nem toca no assunto da disputa presidencial - apresentou ao PSDB, num encontro com o diretório nacional em Belo Horizonte, nada menos que 40 prefeitos do Estado recém-filiados ao partido, oriundos de várias legendas - com exceção do PT. Aécio não se envolve diretamente no garimpo, mas tem emissários só para isso: o deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), vice-presidente da Câmara e presidente do partido em Minas, e o secretário de Governo Danilo de Castro, ex-deputado federal e um dos homens fortes de Aécio. Dizem que não há segredo na conquista dos alcaides.

- Ninguém está almejando 2010, estamos vendo o que é bom para Minas - observa Danilo. - Mas não há dúvidas de que, quanto mais fortalecido dentro do partido, melhor para Aécio.

O PSDB de Minas tem trabalhado muito para se fortalecer na carona do prestígio de Aécio, afirma Danilo:

- Estou tocando essas adesões, junto com Nárcio. A maioria dos prefeitos, no entanto, está nos procurando por causa do nosso programa de governo.

No encontro com o tucanato em Minas, Aécio - que agora tem nas mãos 188 prefeitos no Estado - apontou o motivo desse apoio.

- Temos um novo modelo de gestão pública para o Brasil - comemorou o governador.

Não por acaso, os tucanos paulistas ligados a José Serra, outro grão-tucano, não querem ficar atrás. Dão o troco no discurso e exaltam a organização do partido em São Paulo. Às vésperas do III Congresso Nacional do PSDB, em novembro, correm para mostrar o poder do diretório estadual. O presidente da legenda em São Paulo, deputado federal Mendes Thame, também entoa o discurso de fortalecimento da legenda. Admite que Serra é um candidato natural para 2010, mas nega que o governador participe diretamente da busca de apoio.

- Tanto Serra quanto Aécio são fortes para 2010, mas estamos muito longe da eleição - desconversa Mendes Thame. - O importante para o PSDB é estar presente em todas as cidades do país.

O tucano dá sinal de que há uma disputa interna, embora discreta, no ninho tucano.

- Há uma diferença muito grande entre o PSDB de São Paulo e o de outros Estados. Aqui temos força e organização, enquanto em outras regiões o partido não está formado. Em oito Estados, por exemplo, não elegemos nenhum deputado federal.

Nenhum comentário: