quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Não funcionou

Blog de Alon

Escrevi dias atrás no post Nas mãos do PT (coluna publicada no Correio Braziliense), sobre a votação do processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL):

A pista para descobrir como se comportará o PT está nos cenários de um eventual pós-Renan. Por exemplo, se o PSDB e o DEM assumissem o compromisso de apoiar o candidato de Luiz Inácio Lula da Silva numa hipotética sucessão no Senado, é possível que o dedo de senadores petistas fizesse cosquinha na hora da votação. Mas é preciso saber se, depois de todo o esforço investido, a oposição vai se contentar com uma vitória moral e deixar o prêmio político para o Palácio do Planalto. Se é verdade que a História se repete como comédia, seria um remake da queda de Severino Cavalcanti. Quando a oposição nadou, nadou e morreu na praia.

Depois, revelei como eu próprio votaria, no post Epílogo:

Para você não dizer que fiquei em cima do muro, se eu fosse senador eu votaria contra a cassação de Renan Calheiros, pelo simples fato de que a representação em tela aponta-o como suspeito de receber dinheiro da Mendes Júnior e não há, até o momento, prova de que ele tenha recebido dinheiro da empreiteira.

Hoje Renan Calheiros foi absolvido por 40 a 35 no plenário, com seis abstenções (na foto o placar do Senado com o resultado da votação). Faltaram, portanto, seis votos para que ele fosse cassado. Por que Renan não foi cassado? Em parte pelo que escrevi em Epílogo. É complicado para os senadores cassar alguém sem que haja prova definitiva de quebra de decoro parlamentar. Aos olhos da maioria do Senado, seria fragilizar-se perigosamente diante dos aparelhos externos de pressão. Mas o que pesou decisivamente foi o que escrevi em Nas mãos do PT. Publicamente, a guerra para depor Renan era (e é) uma batalha pela ética. Nas sombras, ela parecia mais uma luta de morte pelo poder. A oposição parlamentar tucano-democrata apostou tudo numa onda da opinião pública que constrangesse a base do governo até o ponto de rachá-la. O que abriria as portas para que a oposição parlamentar pudesse sonhar com o terceiro cargo da República. Pelo menos desta vez, não funcionou.

Nenhum comentário: