"As ameaças de Renan" Blog de Luis Nassif
Folha e Estadão falam de supostas ameaças de Renan Calheiros a colegas senadores. Mencionam trechos da fala mas não explicam onde está a ameaça. Folha "Vossa Excelência é sonegadora de R$ 1 milhão", disse Renan (à senadora Heloisa Helena), em referência a processo que ela sofre por ter deixado de recolher imposto sobre verbas parlamentares quando era deputada estadual, nos anos 90. Depois de ler seu discurso de defesa, já no fim da sessão, Renan resolveu falar de improviso e, segurando com a mão uma folha de papel, acusou Heloísa Helena de sonegar o pagamento de impostos em Alagoas. Em outros dois momentos, Renan atacou senadores na linha de frente das acusações contra ele. Ao responder a Jefferson Peres (PDT-AL), que havia discursado pouco antes, disse: "Eu poderia, senador Jefferson Peres, ter contratado a Mônica Veloso como funcionária do meu gabinete. Mas preferi não fazer", afirmou. As intimidações continuaram. O alvo seguinte foi Jefferson Péres (PDT-AM). “Eu poderia ter contratado a Mônica (Veloso) como funcionária do meu gabinete. Mas não o fiz.” Péres ouviu calado. Ao se referir a Pedro Simon (PMDB-RS) (...) que foi interpretada como um recado para todos os senadores. "Eu poderia ter contratado a produtora dela [Mônica Veloso] para fazer um filme e dar a conta para a Secretaria de Comunicação do Senado. Eu não fiz isso." Pedro Simon (PMDB-RS) também não escapou. Olhando diretamente para ele, Renan afirmou: “A Mônica Veloso tem uma produtora. Eu poderia ter contratado a produtora dela para fazer um filmete e pendurar a conta na Secretaria de Comunicação do Senado. Eu não fiz isso.” Simon ficou calado.
Do fundo do plenário, Heloisa respondeu no mesmo tom. "Não é verdade! Não é verdade! Vossa Excelência passe água sanitária na boca antes de falar meu nome", disse. Renan arrematou: "E Vossa Excelência passe água oxigenada na boca para falar de mim".
Heloisa declarou, depois da sessão, que não recolheu porque verba de gabinete não é renda, e que está recorrendo no Supremo Tribunal Federal
A ex-senadora reagiu imediatamente: “Mentira, mentira!” “É, sim, sonegadora”, berrou Renan. “Você tem de passar água oxigenada na boca antes de falar de mim”, continuou o senador. “Lave a sua com água sanitária”, respondeu Heloísa, que assistiu à sessão da tribuna de honra.
enviada por Luis Nassif
Nenhum comentário:
Postar um comentário