segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Lula, como bom sushi-man, vai cortar os tucanos em pedacinhos

Blog de Helena Chagas

Helena-san pisou na bola


Socorro!!! A comunidade japonesa está no meu encalço por causa do post abaixo. Gente, sinto muito se ofendi alguém. Usei a expressão é tudo japonês sem nenhuma intenção de ofender. Sabe como é, linguagem de blog é muito coloquial, a gente escreve como se estivesse conversando...e essa é uma expressão muito usada, uma metáfora para dizer que é tudo igual. Mas uma blogueira tem que reconhecer quando erra. Errei, desculpem. Estou quse cometendo hara-kiri de tão sem-graça...Arigatô.

Helena Chagas



16/09/2007 17:12

Pesquisa mostra que é tudo japonês na Esplanada e em 2010

A três anos da eleição, pesquisas eleitorais não querem dizer rigorosamente nada. Só servem para despertar apetites e reforçar ambições. É o caso do levantamento Estado/Ipsos publicado hoje sobre os pré-candidatos à presidência. Mostra que José Serra bateria hoje Aécio Neves, Ciro Gomes, Marta Suplicy e outros, com 34% das citações entre os eleitores? Não. Mostra que o governador de São Paulo é o mais conhecido dos postulantes à sucessão de Lula. E ponto. Aécio, com 10%, estaria bem atrás. Ou melhor, seria bem menios conhecido - o que indicaria que tem ainda para onde crescer. Beneficiado pelo mesmo recall que botou Serra,candidato em 2002, na liderança, Ciro Gomes tem hoje cerca de 12% das citações - patamar muito semelhante a seu desempenho nas eleições de 1998 e de 2002. Um pouco mais atrás vem Marta Suplicy, com 8% - o que não é tão pouco assim para quem, como Aécio, não tem recall de eleição presidencial anterior.

Qual a consequência do levantamento? Acirrar ainda mais os ânimos no PSDB e na base governista. Com essa larga vantagem, Serra tem todos os argumentos para insistir em seu nome para 2010, puxando o tape de Aécio. Só que as pesquisas ainda não estão refletindo intenção de voto, mas sobretudo conhecimento - e o candidato que o Planalto mais teme como opositor, justamente pelo potencial de crescimento, é o governador de Minas. Mas Serra, a bordo desses números, vai desistir para Aécio? Não. E Aécio vai desistir de ser candidato? Também não.

O levantamento Ipsos/Estado mostrou ainda que Ciro Gomes é o nome mais forte da base governista. Mas com Marta nos calcanhares, o que atiça também o PT a ter seu candidato. No campo do governo, o resto é tudo japonês.

Mas o principal dado talvez esteja na outra parte da pesquisa, a que não trata de sucessão presidencial. Ali fica claro,em respostas como a dos 67% que acham que Lula é o responsável pela estabilidade econômica - contra apenas 7% de Fernando Henrique, o pai do Real -, que o presidente da República tende a ser um eleitor decisivo em 2010.

A parte mais curiosa do levantamento Ipsos, porém, é a que mostra qual seria o melhor ministro de Lula. O "melhor", segundo as resposta, É Gilberto Gil, com míseros 4%. Não sabem ou não responderam 82% dos entrevistados. Ou seja, temos também uma Esplanada de japoneses, um governo centralizador cuja imagem e credibilidade repousa numa única pessoa, o presidente da República. Só por aí já se calcula o papel que Lula terá em sua própria sucessão.

Helena Chagas

Nenhum comentário: