terça-feira, 18 de setembro de 2007

Imprensa espanhola se derrama em elogios ao Brasil

Blog de Magno Martins

Um editorial publicado nesta terça-feira no diário espanhol ABC diz que o Brasil de hoje é um país "seguro de si e com um potencial de crescimento extraordinário".

Intitulado "Acertos de Lula da Silva", o texto elogia a gestão do presidente Luiz Lula, e afirma que seu governo "acerta" no comando do Brasil.

"Ninguém discute que o Brasil é o principal fator de estabilidade no conjunto da América Latina. O gigante sul-americano oferece neste momento o rosto de um país amigável, que leva a sério suas responsabilidades no século 21", diz o editorial.

O ABC lembra que "a sombra da corrupção pairou sobre seu primeiro mandato (de Lula) depois dos escândalos vividos no Partido dos Trabalhadores", mas observa que nenhuma denúncia chegou a implicar o presidente. Para o jornal, o governo de Lula ainda tem "muito a fazer" para melhorar os indicadores sociais do país. Ainda assim, "o balanço da gestão presidencial de Lula é notável", avalia o diário.

O diário El País disse que empresários espanhóis cobriram Lula de elogios durante um evento no qual o presidente pediu a participação do setor privado em projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tentará impulsionar obras no setor de infra-estrutura. "O próprio presidente considerou oportuno dizer que 'poucos presidentes tiveram o privilégio de ouvir elogios como estes'", relatou o El País.

Para o catalão La Vanguardia, o Brasil é "um país em sólido crescimento, que tenta superar o fosso profundo de desigualdade social e que, ao mesmo tempo, aposta na infra-estruturas logística, energética, urbana e social".

Já o diário Cinco Dias, especializado em economias e finanças, disse que o crescimento econômico e a melhora da segurança jurídica no Brasil serviram de argumentos para Lula tentar atrair a atenção do empresariado espanhol. "Os empresários espanhóis reforçaram sua aposta de investimentos no Brasil", disse o jornal. (Informações da BBC Brasil)



Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário: