sexta-feira, 15 de junho de 2007

JB leva o Cristo para a ONU em Nova Yorque

Agência JB

RIO - O Jornal do Brasil e a Casa Brasil realizarão na sede da ONU, em Nova York, a exposição foto-iconográfica "Christo Redemptor", que ficará aberta à visitação entre os dias 18 e 29 de junho próximo.

A mostra registra em painéis as etapas da construção da estátua do Cristo Redentor. O monumento foi idealizado pelo engenheiro e arquiteto brasileiro Heitor da Silva Costa. Filme de mesmo nome, produzido e dirigido por Bel Noronha, bisneta de Silva Costa e curadora da exposição, será exibido junto aos painéis fotográficos.

A Exposição é composta por painéis de madeira em seqüência, que se desdobram e abrem para o público. Daí surge uma linha do tempo, que situa e elucida o visitante sobre toda a história e os principais fatos desse ambicioso projeto. Colagens, fotos e curiosidades estão distribuídas nos painéis seguintes, contando ainda, como num “pop-up” de livro de infantil, com painel de foto em 360º do ponto de vista do Cristo Redentor.

A data e o local são emblemáticos. A data, porque precede o resultado da eleição das “7 Novas Maravilhas do Mundo”, a ser concluído no dia 7 de julho. A estátua do Cristo Redentor é um dos finalistas. Quanto ao local, a mostra está situada no prédio-síntese das relações internacionais.

Fundada em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) é a mais importante instituição da diplomacia mundial. 192 países estão ali representados. Isto permitirá a milhares de pessoas a oportunidade de contemplar várias imagens da criação dessa obra-prima da realização humana. Além , é claro, de votarem na estátua do Cristo Redentor, um verdadeiro orgulho para o Brasil.

Nenhum comentário: