domingo, 16 de setembro de 2007

A reinvenção do Pilates


Pilates em aparelhos, com faixas elásticas, com bolas e na piscina. A ginástica criada a partir de exercícios usados na Grécia Antiga, na ioga e nas artes marciais ganhou novas formas de treinamento e está atraindo um número cada vez maior de adeptos. Mas antes de escolher um dos estilos dessa atividade, é preciso saber qual é o mais indicado para cada caso.

A professora Teresa Camarão diz que não importa em que ambiente a técnica é realizada ou quais são os acessórios usados no treinamento, mas sim a aplicação correta dos princípios da ginástica, desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates, no início do século passado.

— No pilates trabalhamos principalmente a correção postural, a respiração e a contração abddominal. Se um professor não exige isso do seu aluno, não é pilates. Também desconfie de salas de aulas lotadas.

É muito difícil para um professor ensinar bem o método e acompanhar mais de quatro alunos simultaneamente. Além de o exercício não trazer benefícios, o risco de lesões aumenta. A atividade deve ser praticada individualmente ou em pequenos grupos — afirma a professora, diretora da rede de estúdios Teresa Camarão e uma das precursoras do método pilates no Rio.

Luiza Diniz, professora de pilates com bolas e no solo (o Mat Pilates), concorda com Teresa e acrescenta que essa ginástica, quando realizada corretamente, é um exercício completo.

— O pilates aumenta a força, melhora o equilíbrio muscular, a coordenação motora e a flexibilidade, além de estimular a consciência corporal e trabalhar a respiração. Alivia o estresse e aumenta a autoestima.

É a ginástica ideal para pessoas que buscam bem-estar ou vivem com problemas posturais — diz Luiza, que dá aulas de pilates com bolas na academia Pró-Forma.Na técnica com a bola suíça um dos objetivos dos movimentos é a correção postural.

— Essa modalidade é mais indicada para pessoas que sofrem de problemas posturais, que desejam aumentar a capacidade de concentração, relaxar, melhorar a respiração e a resistência muscular. É uma boa maneira de treinar intensamente os músculos abdominais e posturais, fortalecendo o tronco sem prejudicar o corpo — afirma.

Já o professor Junior Carvalho, do The Pilates Studio Ipanema, lembra que cada pessoa tem suas próprias limitações. Daí a importância de o aluno ter um acompanhamento personalizado. No solo, por exemplo, o esforço físico é muito maior. Para idosos ou indivíduos com problemas articulares, ele recomenda o roteiro chamado de préPilates. O objetivo é preparar os músculos para o treino mais forte: — Os exercícios de pilates servem para qualquer pessoa, sedentário ou atleta. E a adaptação do aluno deve ser feita aos poucos.

Atividade é benéfica para gestantes

Dependendo do nível em que o pilates é praticado, ele é bom até para o condicionamento cardiovascular.

— Em alguns exercícios é possível queimar quase 500 kcal (quilocalorias). Porém é preciso ter cuidado na hora de escolher o método e o profissional.

Caso contrário, em vez de organizar o seu corpo, seus problemas podem piorar — alerta Junior.

Regina Dantas Villela, de 44 anos, pratica pilates há quatro anos e acha que essa ginástica faz “milagres” para o corpo.

— Além de trabalhar todos os grupos musculares, seca o abdômen.

Os movimentos nos exercícios intermediários e avançados exigem muito, mas o esforço vale a pena — conta Regina.

No caso de pessoas que sofrem de problemas posturais, ela acha que o pilates é a melhor alternativa: — Meu marido, de 59 anos, era encurtado, mal conseguia tocar os pés com as mãos. Depois que começou a praticar pilates sua qualidade de vida melhorou muito.

Até mesmo gestantes podem praticar pilates, desde que liberadas pelo médico. Se não praticavam antes de engravidar, podem começar após o terceiro mês, respeitando seus limites. No final da gestação, os exercícios devem ser mais direcionados para o alongamento.

— Elas podem fazer o pilates com bolas. Um dos benefícios para a gestante é o reforço da musculatura pélvica, prevenindo dores lombares. O momento de parar depende de cada mulher, mas a ginástica pode ser praticada até o último mês, se não houver desconforto para a gestante — diz a professora Luiza.

Outra vantagem é que o pilates não exclui outras atividades físicas.

Apesar de ser um treinamento de força, não atrapalha a musculação ou spinning.— O ideal é fazer pilates e musculação em dias alternados. O pilates deixa o corpo mais forte, mas não hipertrofiado — diz Teresa.

Se a idéia for ganhar muita massa muscular, é melhor passar longe das salas e dos aparelhos de pilates: — Essa é a única contra-indicação — diz Junior Carvalho.

O Globo (para assinantes)

Nenhum comentário: