quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Indignidade

Eu também decidi pedir emprestado ao jornalista Mino Carta seus botões e fico interpelando os meus.

É que eles, como a esmagadora maioria dos comentaristas dos meios de comunicação, do deputado Gabeira e Heloisa Helena e de alguns expoentes do cansaço, estão "indignados" com a absolvição de Renan Calheiros pelo Senado. Nesta "indignação", meus botões freqüentam também alguns senadores do PSDB conhecidos pelo apego à ética em tempos recentes.

Dialogando com meu botões, e contendo minha própria indignação, perguntei para eles sobre o que aconteceu nesse mesmo Senado quando as denúncias contra o Eduardo Azeredo chegaram à Comissão de Ética da nobre casa?

Não sei se os crimes imputados ao outrora presidente nacional do PSDB, pela Polícia Federal, têm consistência suficiente aos olhos da justiça, o STF dirá. As acusações incluem corrupção, desvio de dinheiro público e financiamento ilegal, além de lavagem de dinheiro. Em todo caso, devem implicar seguramente, estes tais crimes, a famosa "quebra de decoro".

Pois é, repito para meus botões a essa altura já bastantes avermelhados, qual foi a reação da Comissão de Ética do Senado? um simples "arquive-se" e ponto final.

É isso mesmo, as acusações foram arquivadas. Os senadores não manifestaram curiosidade maior. A mídia informou do fato e sem dúvida isto ecoou no Jornal Nacional. Mais onde estava a indignação? Aliás onde ela está agora, essa indignação? Cadê Gabeira e Helo?, onde se expressa a incontinência verbal de uma boa parte de nossa brava mídia? Quero pelo menos dez artigos de Clóvis e outros tantos do Jabor, quero três capas da Veja e inúmeras prosas de Mainardi.

Meus botões ficaram mudos. Vermelhos de raiva.

Para eles eu estava querendo esconder que o culpado no "valerioduto mineiro", como pudicamente é denominado por boa parte da mídia o esquema ilegal do PSDB, era o Ministro Mares Guia, do governo Lula do PT.

Pedi desculpas aos meus botões. Como FHC, Serra, Alckmin, Aécio, Artur Virgilio, Yeda e outros ilustres pássaros da tucanagem, eu nada sabia.

Mas agora, como todos eles, já sei: a culpa é do Lula.

Luis Favre

Nenhum comentário: