segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Alma de release

Dia sim, outro também, o ombudsman da Folha de São Paulo, MÁRIO MAGALHÃES, aponta o dedo para o que eu denominaria atitude propensa do jornal a não "incomodar" políticos do PSDB. Ora fotos vantajosas para Serra, ou matérias quando negativas sem nenhum destaque ou entrevistas "chapa-branca" de FHC e por aí vai, tudo segundo o ombudsman da Folha.
Até agora, nada, nenhuma reação e nem mudança.
Acontece que a alma da Folha é insondável e Mário Magalhães não consegue desvendar o segredo. Mas não tem segredo nenhum. Tenho certeza que isto é assim também com políticos de outras legendas, só que o ombudsman parece obcecado pelo suposto alinhamento pro tucano do jornal. Leia o que ele apontou hoje com o título "Alma de release"...

MÁRIO MAGALHÃES
ombudsman@uol.com.br

A "reportagem" "Uma tarde com FHC", publicada na pág. 8 de hoje do Folhateen, afronta todos os princípios editoriais da Folha expressos no Manual da Redação.


Não é crítica (pelo contrário), apartidária (um release da assessoria do ex-presidente não escreveria nada diferente) e independente (o jornal se limitou a divulgar as "lições" do líder do PSDB).

A repórter teve a chance de fazer pergunta a Fernando Henrique. Perdeu a oportunidade de indagar sobre como o presidente compara o atual procurador-geral da República com o alcunhado engavetador-geral nomeado por ele.

O texto de hoje é uma peça de submissão jornalística que merece servir de exemplo de como a Folha não deve se comportar. Assina Mário Magalhães, Ombudsman da Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: