Civilização ameaçada
Cientistas alertam para risco de cataclismo ambiental
Steve Connor Do Independent
ATerra está em perigo iminente e só um plano de resgate planetário a salvaria do cataclismo ambiental imposto pelas mudanças climáticas. As palavras não são de ecoterroristas fazendo proselitismo panfletário, mas sim de importantes cientistas escrevendo numa prestigiada revista acadêmica.
Seis especialistas de algumas das principais instituições dos EUA, entre elas a Nasa, publicaram um alerta nada ambíguo: a civilização está sendo ameaçada pelo aquecimento global.
Eles também criticam implicitamente o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU por subestimar o grau de elevação do nível do mar neste século decorrente do derretimento de geleiras e das coberturas de gelo dos pólos.
Em vez de um aumento de 40 centímetros, como previsto pelo IPCC, a real elevação do nível dos mares em 2100 poderia chegar a vários metros.
Por isso, eles dizem, a Terra está em “perigo iminente”. No estudo de 29 páginas publicado na “Philosophical Transactions of the Royal Society”, alguns dos principais estudiosos do clima descrevem por que acreditam que a Humanidade não pode mais se dar ao luxo de ignorar “a grave ameaça” das mudanças climáticas. Leia mais no jornal O Globo (para assinantes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário