domingo, 2 de setembro de 2007

PT antecipa eleições internas para dezembro deste ano

THIAGO FARIA
Colaboração para a Folha Online

O PT definiu na tarde deste domingo que a realização do próximo PED (Processo de Eleição Direta) do partido ocorrerá nos dias 2 e 6 de dezembro deste ano --datas do primeiro e segundo turno, respectivamente.

Conforme expectativas, as eleições, que deveriam ocorrer somente no ano que vem, foram antecipadas durante o último dia do 3º Congresso do PT, em São Paulo.

As chapas e candidatos petistas que queiram concorrer às eleições internas devem se inscrever até o dia 2 de outubro. Também foi aprovada uma redução no mandato do próximo presidente do PT, que passa de três para dois anos.

Para o ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), a senadora Ideli Salvatti (SC), o ex-ministro Antonio Palocci, o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia e o ex-senador José Eduardo Dutra (SE) são os possíveis nomes na disputa interna pela presidência do PT.

Eleições de 2008 e 2010

Neste domingo, o partido aprovou também sua tática eleitoral nas eleições municipais de 2008 e presidencial de 2010. O texto base aprovado no congresso hoje defende a candidatura própria do partido, mas não descarta a coalizão.

"O PT deve se colocar como dirigente da condução do processo sucessório presidencial. Temos de preservar a coalizão governamental, aperfeiçoar e ampliar essa base de sustentação sem esquecer a defesa intransigente dos interesses do PT, dos trabalhadores e dos movimentos sociais que nos sustentam", afirma o texto.

O partido deve organizar um debate interno sobre o tema para "formular, a partir de nossas experiências no governo federal e dos avanços até lá alcançados, um programa para o mandato de 2011-2014 e, a partir dele, apresentar uma candidatura petista à sucessão de Lula".

Código de ética

O PT aprovou ainda a criação de um código de ética para o partido, proposta amplamente defendida pelo ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social). "[O código] é a tradução da nossa tradição e de nossa experiência", avaliou o ministro.

De acordo com o roteiro do congresso, durante a tarde de hoje devem ocorrer os debates setoriais com direito a voto e ainda uma discussão sobre bioenergia, entre outros assuntos. A discussão sobre a criação de uma corregedoria interna no PT foi adiada.

Nenhum comentário: