sábado, 1 de setembro de 2007

Do petróleo ao biocombustível

Como o presidente da Petrobras pretende transformá-la num gigante da energia

ALEXA SALOMÃO

Portal Época

Com planos de investir US$ 112,4 bilhões até 2012, a Petrobras deverá representar 10% de todo o Produto Interno Bruto (PIB), segundo o cálculo de seu presidente, o economista José Sérgio Gabrielli. Para sustentar tamanho crescimento, a estatal tem o desafio de ultrapassar seu papel de exploradora de petróleo e se transformar naquilo que Gabrielli chama de “empresa integrada de energia”, que atua nos mercados de petróleo, gás, energia elétrica e biocombustíveis. Ele conversou com ÉPOCA ao final do Fórum de Desenvolvimento Sustentável, realizado na semana passada em São Paulo.

José Sérgio Gabrielli
ONDE ESTUDOU
Economista com ph.D. pela Universidade de Boston, Estados Unidos. Chegou a pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal da Bahia

O QUE FEZ
Antes de assumir a presidência da Petrobras, foi diretor-financeiro e de relações com investidores da estatal

PASSADO POLÍTICO
No anos 60, participou da Ação Popular, um partido clandestino. Ajudou a fundar o PT na década de 80. Perdeu a eleição para o governo da Bahia em 1990


Época – O senhor diz que o futuro da Petrobras é ser uma empresa integrada de energia, e não só de petróleo. O que significa isso?
José Sérgio Gabrielli – Na área de energia, as empresas operam em atividades separadas: na exploração de petróleo, no transporte de combustível, no refino, na petroquímica ou no gás. Há também grandes empresas que trabalham só com biocombustíveis. A Petrobras quer fazer tudo isso. Ser uma empresa integrada de energia. Nosso projeto é transformar a companhia em uma das cinco maiores empresas de energia do mundo. E vamos investir US$ 112,4 bilhões até 2012 para concretizar esse projeto. Depois dessa fase, em 2020, a Petrobras deverá representar 10% do Produto Interno Bruto do Brasil.

Época – Qual é a política da Petrobras para os biocombustíveis?
Gabrielli – Temos duas políticas para os biocombustíveis. Uma para o etanol e outra para o biodiesel. No caso do etanol, já temos uma indústria madura. Há centenas de produtores de etanol e temos uma cadeia produtiva estabilizada no Brasil. O problema é ampliar a produção mundialmente e abrir mercados consumidores para transformar o etanol em um combustível global. Achamos que a Petrobras tem um papel importante na logística e na venda – na expansão internacional do comércio de etanol. Seja pelo aumento das exportações brasileiras, seja pela expansão do mercado consumidor internacional do etanol. No biodiesel é diferente. Seu mercado está apenas nascendo. Há poucas indústrias. Existe a necessidade de montar uma cadeia produtiva, principalmente na área de agricultura familiar. A Petrobras acha que pode desempenhar um papel importante nessa estruturação. Para o biodiesel, nós queremos ter uma postura mais ativa. No etanol, estamos concentrados na venda e na logística. Como os dois setores sofrem ameaça de alteração tecnológica, a Petrobras também atua na pesquisa.

Época – Os produtores de etanol estão preocupados com o projeto de lei que o governo está elaborando...
Gabrielli – Eu não conheço o projeto.

Época – Mas o senhor deve acompanhar as notícias divulgadas pela imprensa...
Gabrielli – Não comento notícias da imprensa. Nem tudo o que a imprensa diz é verdade. Eu sofro com isso todos os dias. Desculpe, mas não vou comentar.

Época – Então repasso para o senhor a preocupação dos empresários com quem conversei. Eles temem que a Petrobras passe a controlar o setor.
Gabrielli – Não é nosso interesse monopolizar nem substituir o setor privado. Nós temos uma associação com uma empresa japonesa (a Nippon Alcohol Banhai) que está desenvolvendo um modelo de importação do etanol do Brasil pelo Japão. Temos também um estudo, que está em fase final, para a construção de um alcoolduto que vai permitir novos projetos no interior do país e levar a produção até o porto para ser exportada. Também estamos montando frotas especializadas no transporte de etanol. Com outra empresa japonesa, a Mitsui, estamos entrando na produção de etanol, mas por meio de associações minoritárias. Essa é nossa atuação. Não mais que isso.

Até 2020, cerca de 25% do combustível será renovável. A Petrobras está preparada para essa transformação

Época – Como ficará a geopolítica do petróleo no futuro com a expansão dos biocombustíveis?
Gabrielli – Nossa visão é que o petróleo, o carvão e o gás vão continuar desempenhando um papel muito importante na matriz energética mundial até 2020. O que vai mudar são as exigências ambientais. Teremos de ser mais eficientes. Precisaremos reduzir os impactos das emissões. Mas a mudança mais importante vai acontecer no setor de transportes. Até 2020, pelas nossas previsões, 25% dos combustíveis que vão alimentar os carros, ônibus, caminhões e aviões serão renováveis. Hoje, essa taxa não passa de 3%. Por causa da condição excepcional que o Brasil tem na área de biocombustíveis, estamos muito bem situados para explorar essa transformação. Nos próximos anos, a participação do álcool será de 56% do mercado nacional. Isso é um desafio para nós.

Época – Como uma empresa de petróleo pode ser sustentável?
Gabrielli – Uma empresa de petróleo pode ser sustentável na medida em que ela deixa de ser só uma indústria de petróleo para ser uma empresa integrada de energia, como é o caso da Petrobras. A sustentabilidade não é apenas ambiental. Há outras dimensões, como a social. Não adianta fazer uma excelente estrutura de produção no meio de uma região absurdamente pobre e degradada. Você não pode fazer um gueto de expansão moderna no meio de uma área com miséria e desigualdade. Você tem de ter uma interação com o mundo a sua volta.

Época – Um dos projetos do governo era fazer a integração da energia na América do Sul. Ainda se pensa nisso?
Gabrielli – O mundo caminha para a formação de grandes blocos de integração regional. Há integração na Europa e na América do Norte. A integração da América do Sul está em curso. Os países dependem da importação de gás da Bolívia. A energia elétrica brasileira é exportada para países vizinhos. O mercado regional da petroquímica também está crescendo.

Época – Mas como se faz integração com parceiros como Evo Morales, na Bolívia, e Hugo Chávez, na Venezuela?
Gabrielli – Muito mais distintas eram as relações entre o Leste Europeu e a Europa Ocidental, e ainda assim os acordos foram feitos. Ao longo de 40 anos, as diferenças – e eram enormes – foram superadas, e montou-se toda a infra-estrutura do gás entre a Rússia e o Ocidente. É lógico que é um processo longo. Você precisa ter muita paciência. Precisa saber negociar. Se a Europa pôde fazer sua integração, por que a América Latina não pode?

Foto: Ana Paula Paiva/ÉPOCA

Nenhum comentário: