As dificuldades do celular a bordo (aproveitemos do silencio em quanto resolvem)
Conversando com um dos técnicos da Air France na viagem a Paris, semana passada, descobri quais são alguns dos entraves para a liberação do uso do celular pessoal a bordo. O teste que a AF estã fazendo com um A319 na Europa está dando uma trabalheira enorme ao pessoal de desenvolvimento técnico. Para começar, apesar de os vôos serem sobre a União Européia, é preciso obter as certificações e licenças de operação em cada país sobrevoado. O jato funciona como uma antena que se conecta com bases no solo. Dentro do jato, cada celular falará associado à antena de bordo.
Perguntei se isso não tornaria a operação do sistema mais trabalhosa e tecnicamente difícil. O técnico me disse que no modelo testado o sistema funciona bem. O segredo, segundo ele, está no equipamento que captura o sinal dentro da cabine. Normalmente, quando ligamos o celular ainda dentro do avião, o aparelho emite sinais com o máximo de potência disponível de forma a capturar uma rede e conectar a ligação. Com a aeronave atuando como a propria antena, essa potência não só será menor, como o período de rastreamento será mínimo. Fonte Slot do JB
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