sexta-feira, 15 de junho de 2007

Impressões indianas

Pensata


Kennedy Alencar

Uma semana em qualquer país é pouco tempo para conhecê-lo. Relatarei, portanto, impressões de uma viagem rápida à Índia, na qual a missão principal foi acompanhar a visita de três dias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país.

A descrição mais ouvida, especialmente de empresários e diplomatas brasileiros com alguma quilometragem de Índia: "Isto aqui é outro planeta". Mais uma: "Não há comparação com o Brasil, a miséria aqui é muito maior".

Ao final de uma semana, a primeira observação me pareceu equivocada. A segunda, exagerada.

Lula Marques/Folha Imagem
Indiano cuida de vacas próximo ao Taj Mahal
Indiano cuida de vacas próximo ao Taj Mahal

Chamar a Índia de outro planeta soa a provincianismo de parte da elite brasileira, tão "antenada" com os Estados Unidos e a Europa, tão certa da supremacia de seu modo de vida ocidental.

Berço de uma das civilizações mais antigas do mundo, a hindu, a Índia tem ainda forte influência das culturas islâmica e britânica. Em Goa, litoral oeste, há forte herança cultural da colonização portuguesa.

A Índia fica aqui no planeta Terra mesmo. Sua riqueza cultural é diversa, impressionante, forte. Das mais belas e ricas do mundo. Leia mais aqui

Kennedy Alencar, 39, é colunista da Folha Online e repórter especial da Folha em Brasília. Escreve para Pensata às sextas e para a coluna Brasília Online, sobre os bastidores da política federal, aos domingos.

E-mail: kalencar@folhasp.com.br

Nenhum comentário: