Durante a presidência portuguesa da UE, Portugal vai organizar conferência entre Brasil e União Europeia
O Governo português vai organizar uma cimeira entre a União Europeia e o Brasil no início de Julho, quando Portugal assumir a presidência dos 27, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros em Bruxelas.
Lisboa gostaria de "colocar o Brasil no plano das relações com a UE ao nível do que são hoje as relações com importantes parceiros internacionais", disse Luís Amado à entrada para uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE.
Segundo uma fonte diplomática citada pela Lusa, a reunião de alto nível com o Brasil deverá realizar-se a 4 de Julho, em Lisboa, estando também previsto que o Presidente Lula da Silva se desloque a Bruxelas um dia depois para participar numa conferência internacional sobre biocombustíveis.
O Governo português pretende institucionalizar o relacionamento com o Brasil com reuniões periódicas entre as duas partes, à semelhança do que já acontece com outros parceiros internacionais dos europeus, como os Estados Unidos, a Rússia, a China e a Índia.
Este tipo de reuniões têm lugar uma vez por ano, uma vez no país detentor da presidência dos 27 e outra no Estado em causa. A UE é representada nestas reuniões de alto nível pela sua "troika", o chefe de governo do país que assume a presidência dos 27 (José Sócrates, durante o segundo semestre do ano), o presidente da Comissão Europeia (Durão Barroso) e o alto representante para a Política Externa (Javier Solana).
do Jornal O Público de Lisboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário