segunda-feira, 21 de maio de 2007

Programa de rádio “Café com o Presidente”


Presidente Lula discursa durante a sessão de abertura do seminário Brasil-Paraguai sobre Combustíveis (Assunção, Paraguai, 21/05/2007) Foto: Ricardo Stuckert/PR





Rádio Nacional, 21 de maio de 2007

Luiz Fara Monteiro: Olá, você em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro. Estou no estúdio da Radiobrás em Brasília e vamos conversar com o presidente Lula, por telefone, que está em Assunção, capital do Paraguai. Tudo bem, Presidente?

Presidente: Tudo bem, Luiz.

Luiz Fara Monteiro: Presidente, há um clima crescente de otimismo em relação à economia brasileira, dentro e fora do País. O senhor poderia explicar quais são os fatores que estão criando esse quadro favorável?

Presidente: Eu acredito, Luiz, que os fatores que estão criando um clima favorável decorrem do fato de nós estarmos com a economia muito equilibrada, com muita estabilidade. Estamos garantindo que haja uma regulação, permitindo um jogo muito à luz do dia para os investidores e isso tem como resultado um grande superávit da balança comercial, tem como resultado a redução da taxa de juros, tem como resultado o crescimento do crédito, o crescimento do emprego. Ou seja, no fundo, no fundo, nós estamos vivendo um momento extraordinário de crescimento de oportunidades para o povo brasileiro, tanto para os trabalhadores quanto para os investidores. É certo que ainda falta muito para a gente fazer, mas é certo que as coisas estão acontecendo como há muito tempo não aconteciam. O risco-Brasil tem diminuído, os investimentos estão acontecendo, os empregos estão crescendo de forma extraordinária e eu acho que nós poderemos crescer mais ainda, poderemos nos desenvolver muito mais. Portanto, eu estou otimista e eu faço parte desse clima. Não tem, Luiz, não tem nada que possa atrapalhar o desenvolvimento e o crescimento do Brasil, e muito mais se nós tivermos competência para fazer do crescimento uma forte política de distribuição de renda para melhorar a vida do povo brasileiro.

Luiz Fara Monteiro: Agora, Presidente, vamos falar um pouquinho dos efeitos diretos desse ambiente econômico na vida das pessoas que estão nos ouvindo. Quais são os resultados visíveis na economia?

Presidente: Na medida em que a economia cresce, Luiz, fica visível o seguinte. Você tem hoje, praticamente, 96% dos trabalhadores brasileiros que fizeram acordos salariais iguais ou acima da inflação. Esse é um dado extraordinário. O crescimento do salário mínimo nesses últimos três anos foi uma coisa muito significativa, quase 33% de aumento real no salário mínimo.
O programa Bolsa Família, apenas para dar um exemplo, o programa Luz para Todos, o ProUni, os programas para a juventude brasileira são programas que demonstram que só podem ser feitos na medida em que a economia brasileira está crescendo. Então, qual é o desafio que nós temos para os próximos anos? É garantir que a economia continue crescendo e garantir que esse crescimento resulte em distribuição de renda, pagando melhores salários e fazendo mais política social.

Luiz Fara Monteiro: Presidente, na sexta-feira o senhor foi conferir o trecho da Ferrovia Norte-Sul que está sendo construído em Tocantins, uma obra do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. O senhor ficou satisfeito com o que viu?

Presidente: Eu fiquei satisfeito, fiquei satisfeito porque nós fomos inaugurar, praticamente, 153 quilômetros que ligam o município de Araguaína a Aguiarnópolis. Já temos o compromisso de que até junho do próximo ano iremos inaugurar mais 210 quilômetros e, até o final do próximo ano, iremos inaugurar 350 quilômetros, ou seja, é um feito extraordinário porque a Ferrovia Norte-Sul significa a integração do Brasil inteiro. É como se fosse uma artéria levando sangue do nosso coração para o corpo inteiro. Ela significa crescimento sustentável, ela significa redução dos desequilíbrios econômicos, e significa criação de oportunidades de desenvolvimento e de empregos para todas as regiões brasileiras.

Luiz Fara Monteiro: Você está acompanhando o “Café com o Presidente”, o programa de rádio do presidente Lula. Agora, Presidente, mudando de assunto, o senhor está acompanhando a eleição para a escolha das novas 7 Maravilhas do Mundo. O Cristo Redentor está na disputa, ficou entre os 21 monumentos mais votados, e agora pode conquistar lugar entre os 7 primeiros. O senhor vai votar nessa eleição, Presidente?



Presidente: Primeiro, eu acho que é fazer justiça, porque acho que o Cristo Redentor significa uma imagem belíssima, uma das Maravilhas do Mundo. Eu espero que o povo brasileiro vote, espero que vote e vote com muito fervor, com muita vontade porque nós temos condições de ganhar essa disputa e porque, realmente, o Cristo Redentor é uma coisa extraordinária para o povo brasileiro e para todo turista que vem ao Brasil. Portanto, eu espero que, ao terminar o Programa, Luiz, você dê o nosso endereço na internet para que o povo brasileiro vote, para que a gente possa ganhar.

Luiz Fara Monteiro: Tá certo. A votação para a escolha das 7 novas Maravilhas do Mundo vai até o dia 7 de julho e pode ser feita pela internet, no site http://www.cristoredentor.com.br/. Se preferir, envie mensagem de celular com a palavra Cristo para o número 49216, ao custo de R$ 0,31. Presidente, obrigado pela participação e até a semana que vem.

Presidente: Obrigado a você, Luiz, e até a próxima semana.

Luiz Fara Monteiro: O “Café com o Presidente” volta na segunda-feira que vem. Acesse o Programa também na internet em http://www.radiobras.gov.br/. Falamos com o presidente Lula direto de Assunção, no Paraguai. Um abraço para você e uma boa semana.

Nenhum comentário: