domingo, 20 de maio de 2007

Cristo Redentor está em 18º entre as novas maravilhas

Acrópole de Atenas lidera na votação, seguida por pirâmide mexicana



GENEBRA - Mais de 45 milhões de pessoas de diversos países já votaram em seu monumento favorito para se transformar em uma das sete novas maravilhas do mundo, entre candidatas como o Cristo Redentor (Brasil), Machu Picchu (Peru), a Pirâmide de Chichén Itza (México) e Alhambra (Espanha).

"O fato de que gente de praticamente todos os países já tenha participado do concurso é um sinal de que a iniciativa está unindo o mundo inteiro", afirmou a porta-voz da fundação New 7 Wonders ("As Sete Novas Maravillas"), Tia Viering.

A fundação, com sede em Zurique, é a organizadora do concurso que terminará em 7 de julho, em cerimônia no Estádio da Luz, em Lisboa. Nesta data serão conhecidos os resultados das votações recolhidas por mensagens de texto enviadas através do celular e pela internet.

A fundação "New 7 Wonders" foi criada em 2001 pelo filantropo suíço Bernard Weber, com o objetivo de proteger o patrimônio da humanidade. De início, ela era mantida com as contribuições de seu próprio criador, mas depois as doações foram aumentando.
Apesar da iniciativa receber o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (Unesco) e contar, entre seus especialistas, com o ex-diretor-geral da organização internacional Federico Mayor Zaragoza, não há nenhuma contribuição econômica por parte da ONU à fundação, esclareceu Tia Viering.

Por enquanto, os monumentos mais votados são a Acrópole de Atenas (Grécia), a Pirâmide de Chichen Itza (México), o Coliseu (Itália), a Torre Eiffel (França), a Grande Muralha (China), Machu Picchu (Peru), o templo de Petra (Jordânia), as estátuas da Ilha de Páscoa (Chile), Stonehenge (Reino Unido) e o Taj Mahal (Índia).

Em seguida, vêm, nessa ordem, o Templo de Angkor (Camboja), Alhambra (Espanha), a Igreja de Santa Sófia (Turquia), o Templo de Kiyomizu (Japão), o Kremlin (Rússia), o Castelo de Neuschwanstein (Alemanha), a Estátua da Liberdade (Estados Unidos), o Cristo Redentor (Brasil), a Ópera House de Sydney (Austrália) e o Timbuktu (Mali).

A organização decidiu considerar as Pirâmides de Gizé (Egito) como candidata honorária. Por isso, não é possível votar nelas, já que é a única maravilha do mundo que ainda está de pé desde que Filon de Bizâncio elaborou sua lista de maravilhas no ano 200 a.C.

Outro projeto da fundação é reconstruir os Budas de Bamiyan do Afeganistão, do século IV d.C., que foram destruídos pelos talebans em março de 2001.

Graças ao Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique, a fundação já conseguiu fazer uma reconstrução virtual das colossais estátuas, que mediam 55 metros de altura. Com isso, a fundação espera somente a autorização do Governo afegão para iniciar a reconstrução. Agencia Estado

Nenhum comentário: