quinta-feira, 24 de maio de 2007

Greenspan prevê "contração dramática" em Bolsa chinesa


Ex-presidente do Fed afirma o que ritmo do crescimento global não será mantido


Para ex-presidente do Fed, "nos últimos cinco anos, o mundo está crescendo mais rápido do que em qualquer época de sua história"


da redação da Folha de São Paulo

O ex-presidente do Fed (Federal Reserve, o BC americano) Alan Greenspan disse ontem que o ritmo atual do crescimento global não será mantido e que teme "uma contração dramática" no mercado de ações chinês.Para ele, o boom nas Bolsas chinesas, que vêm batendo recordes consecutivos nos últimos dias, não irá durar. "É claramente insustentável. Em algum momento haverá uma contração dramática.


"Segundo o antecessor de Ben Bernanke no comando do Fed, a China é "crucial" no atual cenário econômico porque se tornou um "jogador integral".


Greenspan disse que a importação de produtos baratos da China é um dos elementos que estão estimulando o crescimento mundial. Ele também mencionou o deslocamento dos trabalhadores do Leste Europeu para o restante do continente e as baixas de taxas de juro e de inflação.


"Nos últimos cinco anos, o mundo como um todo está crescendo mais rápido do que em qualquer época de sua história", disse o ex-presidente do Fed. "Isso não pode durar e não irá durar porque é um ajuste que não terá seqüência."


Apesar da advertência, ele falou que, mesmo com a queda dos ativos mundiais, a economia global pode sair ilesa de uma possível desaceleração na China se for suficientemente flexível. "Nós teremos grandes declínios em alguns níveis, mas eles não podem ter efeitos significativos nos níveis de emprego ou da economia real." Leia mais aqui (para assinantes)

Nenhum comentário: