sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

BLOGUES DE JORNALISMO

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Blog Indústrias Culturais

Pesquisas e leituras no domínio das indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, vídeo, videojogos, música, livros e centros comerciais). Blogueiro desde 26 de Dezembro de 2002. Endereço electrónico: Rogério Santos.


Embora apresentado publicamente no começo de Dezembro último, só agora tomei conhecimento do livro Medios de Comunicación-El Escenario Iberoamericano. Tendencias ‘07, editado pela Fundación Telefónica e pela Ariel, em que mais de meia centena de especialistas espanhóis, portugueses e latino-americanos analisou os modelos mediáticos de 20 países ibero-americanos.

O relatório, coordenado e dirigido por Bernardo Díaz Nosty, professor catedrático da Universidade de Málaga, analisa, entre outros pontos, os novos usos tecnológicos, a cultura em Rede e os fluxos de população nas nações ibero-americanas capazes de permitir futuros processos de convergência, baseados na internacionalização dos meios e na inexistência de barreiras linguísticas significativas.

Há um capítulo dedicado aos jornalistas que usam blogues na sua actividade, resumindo-se aqui os principais resultados (a partir de uma mensagem de Bella Pallomo, igualmente docente na Universidade de Málaga, e autora do capítulo Periodistas en Internet. Blogs en el espacio iberoamericano):

1) 75% têm menos de 40 anos,
2) Três em cada dez blogues são elaborados por mulheres (jornalistas),
3) Metade dos jornalistas ibero-americanos com blogue tem várias ocupações profissionais,
4) Os jornalistas menos atraídos pelo jornalismo digital são os que trabalham no sector audiovisual e na comunicação institucional,
5) Três em cada quatro inquiridos consideram que com o blogue praticam jornalismo de opinião,
6) 61,9% crê que a maior vantagem do seu blogue é falar com a audiência,
7) 52,4% conseguiram uma liberdade editorial que não têm no meio em que trabalham,
8) Apenas 3% conseguiram com os blogues uma outra forma de ganho económico,
9) 63% recebe comentários ofensivos,
10) 40% recebem ofertas de trabalho através do blogue (presumo que pedidos de emprego),
11) 63% não se preocupam com a questão do copyright,
12) 35% estimam que, numa qualquer ocasião, foram plagiados conteúdos do seu blogue,
13) 60% incorporam elementos multimedia no seu blogue.

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