sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Um Nobel para Doris

Em uma das decisões 'mais meditadas' da Academia Sueca, autora inglesa de 87 anos leva prêmio por sua longa trajetória

Ubiratan Brasil - O Estado de São Paulo

A escritora inglesa Doris Lessing fazia compras, em Londres, quando a Academia Sueca anunciou ontem seu nome como a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura deste ano. A 'capacidade para transmitir a 'épica' experiência feminina e narrar a divisão da civilização com ceticismo, paixão e força visionária' de Lessing foram fundamentais para a decisão do instituto, lida pelo secretário permanente da Academia Sueca, Horace Engdahl.

Duas horas depois da divulgação e ainda sem saber, ela chegou de táxi e se surpreendeu com sua casa rodeada de repórteres e cinegrafistas. 'Pensei que estivessem gravando algum programa de televisão', disse Doris, surpresa com a premiação. 'Estou há 30 anos assim. Ganhei todos os prêmios da Europa, todos eles. Fico muito feliz por vencer todos. É uma grande emoção.'

De fato, sua longa trajetória literária foi recompensada com o Prêmio Somerset Maugham (1964), o Prêmio de Literatura Européia do Estado Austríaco (1981), o Shakespeare da Fundação FVS de Hamburgo, o Prêmio Internacional da Catalunha (1999), o David Cohen de Literatura (2001) e o Príncipe de Astúrias das Letras (2001).

Horace Engdahl reconheceu, no entanto, que essa foi uma das decisões 'mais meditadas' da Academia. 'Há anos analisamos sua obra e concluímos que o melhor momento para premiá-la era agora.'

Aos 87 anos (faz aniversário no dia 22), Doris Lessing tornou-se o mais velho escritor a ganhar um Nobel. Nascida na cidade persa de Kermanshah (atual Irã). Lá morava seu pai, que tinha sofrido graves amputações na 1ª Guerra Mundial, onde trabalhava no Banco Imperial e era casado com uma ex-enfermeira.

Em 1924 a família se mudou para a Rodésia do Sul, então colônia britânica, e se instalou em uma fazenda. Foi lá que Doris passou a infância e a juventude. Ela foi educada em um colégio de freiras católicas e depois em um liceu feminino também em Salisbury (hoje Harare), até os 13 anos.

Ao chegar à capital britânica, em 1949, a escritora tinha o manuscrito do seu primeiro romance, The Grass Is Singing, um texto sobre a vida na África que já refletia sua oposição à política racial. Comprometida com o universo feminino, escreveu em 1952 a primeira obra de reflexão nesse sentido, intitulada O Sonho de Martha Quest e primeiro dos cinco livros da série Os Filhos da Violência (1951-59).

Os conflitos entre culturas, o comprometimento com o feminismo, a desigualdade racial e a contradição entre consciência individual e bem-estar coletivo são alguns dos temas tratados em sua produção literária, que compreende mais de 40 livros - em novembro, a Companhia das Letras lança mais um, As Avós. Em 1987, ela visitou o Brasil e participou de um debate organizado pelo Estado. O Nobel de Literatura concede ao vencedor US$ 1,5 milhão e será entregue em cerimônia no dia 10 de dezembro,em Estocolmo, na Suécia.

Nenhum comentário: