terça-feira, 2 de outubro de 2007

"No Future": O "choque da ignorância" tucana esmagou a juventude

Mais da metade dos alunos das escolas públicas do Estado de São Paulo concluem o ensino médio com o conhecimento em escrita e leitura equivalente aos da oitava série. Outros 15,2% tiveram desempenho pior, equivalentes aos de quarta série de ensino fundamental (resultados Saeb -exame federal de avaliação de aprendizagem-, realizado em 2005).

Fora uma que outra matéria em jornal, estes dados aterradores foram recebidos com indiferença. Faz 12 anos que o PSDB governa o Estado de São Paulo e durante oito anos reinaram no Brasil. Como eles podem recusar-se a dar alguma explicação para tamanho balanço?

Não estamos aqui falando de túneis de metrô que não se encontram ou que desabam (este último com sete mortos). Estamos falando de geração de jovens esmagadas pela ignorância e incapacitados de entender um texto.

Segundo o jornalista Fábio Takahashi, da Folha de São Paulo: "eles não conseguem, por exemplo, compreender o efeito de humor provocado por ambigüidade de palavras ou reconhecer diferentes opiniões em um mesmo texto."

Tal vez isso explique a popularidade do "choque de gestão" tucano e o reconhecimento obsequioso que seus sucessivos governos têm na mídia paulista. Provavelmente alguns dos que babam pelo "gerenciamento" peessedebista, (alô, SPTV segunda edição, editorialistas do Estadão, é com vocês, mas não só) apreciem o "efeito de humor" da bajulação ou não conseguem reconhecer a distância abismal entre a realidade e o universo das suas opiniões. Aliás, das mesmas opiniões, repetidas nos mesmos textos.

Não vi nenhum jornal exigir uma CPI da educação de São Paulo. Cadê a capa da Veja com o dedo acusador para os responsáveis deste gigantesco crime contra a juventude?

A elite não vai se manifestar? Não vai exigir contas de Geraldo Alckmin? Regozija-se nas piadas grosseiras sobre a falta de diploma de nosso Presidente, mas mostra conivência com está monumental destruição do futuro, provocada pelo descaso e a resignação ao status quo da tucanagem paulista.

Certo, os problemas vêm de longe e não se resolvem com uma passe de mágica. Mas qual foi o resultado de 12 anos de governo do PSDB?

Professores mal formados, desmotivados e mal pagos. Escolas deterioradas e abandonadas à violência. Governo dedicado a outras prioridades, cortar os gastos públicos e privatizar o patrimônio. O legado desses 12 anos foi um choque de ignorância na cara do povo e de seus filhos.

Se como disse uma vez um Papa for verdade que por cada escola erguida uma prisão fecha, então com os tucanos estaremos condenados a viver imersos em inúmeras prisões.

A pior delas, talvez, seja a prisão da ignorância.

Luis Favre

Nenhum comentário: