segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Argentina: Kirchner saiu-se bem em Córdoba e tal vez não tão mal em Santa Fe

REUTERS Por César Illiano

BUENOS AIRES - Juan Schiaretti, candidato apoiado pelo presidente da Argentina, Néstor Kirchner, venceu por uma pequena margem de votos a disputa pelo governo da província de Córdoba, a terceira maior do país, colocando fim a uma semana eleitoral nebulosa para o governo.

A menos de dois meses da eleição presidencial no país, na qual a primeira-dama e senadora Cristina Fernández é apontada como favorita, os governistas precisaram esperar até a segunda-feira de manhã para confirmar a vitória em Córdoba. Antes disso, um outro candidato de Kirchner havia perdido a disputa pelo governo de Santa Fé.

No entanto, o balanço de poder não está muito claro.

O partido que ficou em segundo lugar no pleito de Córdoba, comandado por Luis Juez, mantém certa proximidade do governo federal, enquanto as idéias do candidato que venceu em Santa Fé, o socialista Hermes Binner, são, em grande parte, parecidas com as do presidente, que possui um discurso esquerdista.

"Kirchner poderá vir a perceber que, em nenhuma dessas duas regiões eleitorais importantes, saiu-se tão mal. Mas apenas ele (Kirchner) poderá dizer isso", escreveu na segunda-feira o comentarista de política Joaquín Morales Solá, no jornal La Nación.

"Nem Hermes Binner, de Santa Fé, nem Luis Juez, de Córdoba e cujo desempenho nas urnas foi bastante notável, eram as escolhas eleitorais dele, apesar de o presidente nunca ter deixado de enviar-lhes sinais positivos", acrescentou. Leia mais aqui

Nenhum comentário: