quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Hotéis serão beneficiados com corte de impostos

O Globo (para assinantes)
Eliane Oliveira

BRASÍLIA. Prejudicado pela combinação de câmbio valorizado, crise na aviação civil e aumento dos navios de cruzeiro na costa brasileira, o setor hoteleiro será beneficiado com medidas de desoneração de impostos pelo governo. Os estudos, que ficarão prontos em duas semanas, estão a cargo dos ministérios da Fazenda e do Turismo e incluem a redução de PIS/Cofins sobre uma série de itens usados pelos hotéis, como fechadura eletrônica, ar-condicionado e máquinas para lavar carpetes.

O assunto já foi discutido em reunião pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Marta Suplicy (Turismo) com representantes do setor, entre eles o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Eraldo Cruz. Os estragos feitos pelo real valorizado frente ao dólar — que encarece as viagens de estrangeiros ao Brasil — foi um dos focos da pauta.

A situação, admitiram fontes dos dois ministérios, é preocupante.

No verão passado, houve queda de 30% a 40% da ocupação hoteleira no Nordeste; de 22% a 28% no Norte; de 10% a 12% no Centro-Oeste; e de 8% a 10% no Sul e Sudeste.

Na área fiscal, está sobre a mesa a redução de 30% de PIS/Cofins por um período de 36 meses. Os empresários também pedem que o prejuízo acumulado nos últimos 36 meses seja descontado da base de lucro tributável do ano corrente.

Nenhum comentário: