segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Datafolha, de novo

Ombudsman da Folha de São Paulo

MÁRIO MAGALHÃES
ombudsman@uol.com.br

Pelo segundo domingo consecutivo, a manchete anuncia pesquisa do DataFolha. Não sou contra o procedimento. O problema é, a mais de um ano do pleito paulistano, a Folha não ter obtido, por esforço próprio, trabalho jornalístico mais interessante para destacar.

Está claro que o cenário é positivo para Alckmin, difícil para Marta e que Kassab se vitaminou. Não entendi, porém, por que o jornal não afirmou que, no cenário com os três, a ministra e o ex-governador estão tecnicamente empatados no primeiro turno. Ele tem 30%. Ela, 24%. Como a margem de erro é de três pontos, eles não poderiam estar empatados em 27%?

Talvez o resultado mais impressionante seja o avanço de Kassab. Em 20 de julho sua administração recebeu 35% de avaliações negativas (péssima ou ruim). Agora, 23%. O jornal não contribuiu para entender o progresso do prefeito. O que mudou em tão pouco tempo? O reconhecimento das mudanças visuais da cidade vem de antes. Seria a atuação nos dias seguintes à tragédia de Congonhas, em 17 de julho?

Nenhum comentário: