segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Obama dispara nas pesquisas de New Hampshire

PRÉVIAS NOS EUA

Obama e McCain lideram pesquisas em New Hampshire


O Globo Online
Agências internacionais

senador democrata Barack Obama cumprimenta partidárias em escola em New Hampshire - Reuters

MANCHESTER, Estados Unidos - Mesmo sob ataque liderado pela senadora Hillary Clinton, o senador Barack Obama abriu uma vantagem de 13 pontos sobre a adversária em pesquisa de intenção de votos nas prévias de New Hampshire, que acontecem na terça-feira. Segundo consulta realizada pelo jornal "Usa Today" em parceria com o Instituto Gallup, entre sexta-feira e domingo, Obama cresceu nove pontos desde dezembro e alcançou 41% das intenções de voto entre os eleitores democratas, impulsionado pela vitória nas primeiras prévias, em Iowa.

Hillary caiu de 32% para 28%, e John Edwards, que ficou em segundo lugar nas prévias anteriores, aparece com 19%. A mesma pesquisa indica que, do lado republicano, o ex-senador John McCain continua sendo o favorito, e subiu para 34% das intenções de voto. Em outra consulta, divulgada nesta segunda-feira por Reuters/C-SPAN/Zogby, Obama aparece 10 pontos a frente de Hillary. O mesmo grupo havia divulgado no domingo que os dois estavam praticamente empatados.

Outra consulta, divulgada no dia anterior, colocava o senador dez pontos percentuais à frente. Agora, a pesquisa do "Usa Today" pode mostrar o impacto do debate realizado no sábado, quando Hillary atacou Obama por sua suposta falta de consistência, mas o senador conseguiu manter-se firme. ( Leia mais sobre o debate no blog 'Diário de Nova York' )

Nem mesmo a participação do marido e ex-presidente Bill Clinton consegue alavancar a campanha da senadora. Segundo reportagem do jornal "New Yor Times", Clinton tem atraído platéias sonolentas e minguadas" durante a campanha para a mulher.

Entre os republicanos, na mesma consulta o ex-governador de Massachussets Mitt Romney aparece com 30%; e o azarão Mike Huckabee, que chegou em primeiro nas prévias de Iowa, tem apenas 13%. Comparados com pesquisa realizada em dezembro pelo "Usa Today", os dados mostram que McCain cresceu sete pontos, enquanto Romney perdeu quatro.

Romney parte para o ataque em debate republicano

Os republicanos Miek Huckabee, Mitt Romney e John McCain durante debate na televisão - Reuters

Pressionado pelo desempenho decepcionante em Iowa, Romney adotou estratégia semelhante à pré-candidata democrata Hilalry Clinton, e partiu para o ataque em debate com adversários promovido, no domingo, pelo canal de televisão Fox News. As taxas de impostos foram o principal assunto do encontro, o último antes das primárias de New Hampshire. Romney acusou Huckabee de elevar a carga tributária em Arkansas quando governou o estado.

- Você elevou as taxas em seu estado em meio bilhão de dólares? - questionou Romney, sentado lado-a-lado com Huckabee durante o debate.

" Você gastou dezenas de milhões de dólares falando coisas negativas sobre mim "

Ex-pastor evangélico, Huckabee respondeu que foi obrigado a elevar as taxas para cumprir uma determinação de investir em educação. Irônico, ele provocou o adversário dizendo "talvez você não precise obedecer a Justiça em Massachussets".

- Você gastou dezenas de milhões de dólares falando coisas negativas sobre mim. Se alguém levanta uma questão, você diz que é um ataque pessoal - provocou Huckabee.

O ex-governador de Massachussets, que havia sido alvo de críticas em um debate no sábado, devolveu de forma agressiva:

" Mike, você inventa os fatos mais rápido do que fala "

- Mike, você inventa os fatos mais rápido do que fala - criticou Romney, que na véspera havia sido alvo também dos pré-candidatos Rudy Giuliani e Fred Thompson.

Contra John McCain, que comandou os ataques ao adversário na noite anterior, a crítica de Romney foi o voto do ex-senador contra o corte de impostos do governo Bush em 2001 e 2003. McCain argumentou que foi uma tentativa de reduzir o déficit do orçamento, e disse ter lutado pela contenção de gastos do governo.

- Eu tenho um histórico de poupar bilhões para os contribuintes americanos - disse McCain.

Os dois devem ser os protagonistas da disputa nas próximas prévias, já que Huckabee já admite que dificilmente conseguirá um resultado melhor do que o segundo lugar nas próximas primárias republicanas. Em Iowa, o ex-pastor contou com forte apoio da comunidade evangélica, que tem pouca força em New Hampshire,

Para Romney, que depositou grandes esforços em Iowa, sem sucesso, as próximas primárias estão sendo apontadas como a última chance de ressuscitar sua campanha. Embora ainda haja um longo caminho pela frente, esta próxima etapa tem um importante peso simbólico na disputa.

Nenhum comentário: