segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Painel de informações e recados

Painel da Folha de São Paulo

RENATA LO PRETE painel@uol.com.br

Trabalho de base

O empate técnico com Geraldo Alckmin caiu bem, assim como a constatação, contrária ao que havia afirmado Ibope recente, de que Marta Suplicy, hoje, bateria Gilberto Kassab num eventual segundo turno. Porém, o dado do Datafolha que mais animou os defensores da candidatura da ex-prefeita em 2008 foi a queda de sete pontos em sua taxa de rejeição -29% contra 36% em agosto, quando a crise aérea e o "relaxa e goza" ocupavam o centro do noticiário.
Eles alegam que, quando ainda nem se sabe quem estará na cédula, a posição no páreo importa menos do que a melhora na aceitação de Marta. "Não sabemos se ela topará nem temos ilusão de que será uma eleição fácil", diz um petista. "Mas quem tentar derrotá-la com base em campanha negativa vai se dar mal".

Vida real 1. Alguns dos petistas mais bem colocados no Datafolha sobre a sucessão de 2008 devem ficar fora da disputa. É o caso de Patrus Ananias, que empata tecnicamente com nomes tucanos na liderança em Belo Horizonte. Menos pressionado do que Marta em São Paulo, o ministro do Desenvolvimento Social tende a esperar o trem de 2010 -seja para o Planalto, seja para o governo de Minas.

Vida real 2. Outro petista que pontuou bem, mas não deve constar da cédula, é o ex-ministro da Saúde Humberto Costa, terceiro colocado em Recife (14%). Neste caso, porque a decisão sobre o candidato do partido caberá ao atual prefeito, João Paulo. Que já se definiu pelo secretário João da Costa (8%).

Nenhum comentário: