terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Copa 2014: Em busca das sedes perfeitas


Estudo vai avaliar estrutura turística das 18 cidades candidatas a receber as partidas do Mundial

Natália Zonta - Viagem

O Estado de São Paulo

Depois da euforia por ter sido confirmado como sede da Copa do Mundo de 2014, o Brasil começa a se planejar para aproveitar a superexposição que terá nos próximos anos. E para não fazer feio com os torcedores, o Ministério do Turismo encomendou um estudo para avaliar a infra-estrutura turística e os serviços das 18 cidades que se candidataram a uma das 12 vagas para receber os jogos. À frente desse trabalho está o consultor Josep Chias, o mesmo que desenvolveu o Plano Aquarela, que definiu as ações de promoção do Brasil no exterior. Até o fim de 2008, o relatório deve estar pronto e à disposição dos órgãos organizadores do evento.

O estudo ainda está em fase preliminar e nenhuma cidade foi visitada. Mas por suas experiências no Brasil, Chias já consegue prever quais serão as principais deficiências. 'O problema aéreo e as conexões limitadas são dificuldades sérias. Outra é a falta de oferta de hospedagem. É preciso ter hotéis cinco-estrelas para receber hóspedes vips e grandes redes para atender os turistas', afirma.

Até mesmo os resorts das cidades candidatas serão avaliados. 'Muitas vezes as seleções precisam de espaços para treinar. Esses locais têm de ter infra-estrutura para isso', comenta. Para ele, com exceção das maiores capitais, como São Paulo, Rio e Belo Horizonte, os municípios terão dificuldades para conseguir boa avaliação nesse quesito.

Outro ponto importante é a profissionalização do atendimento. 'Vou procurar serviços bilíngües', diz.

Quando tiver os primeiros dados em mãos, Chias pretende compará-los com outros eventos ocorridos nas cidades brasileiras, como os Jogos Pan-Americanos do Rio, e ainda com a Copa da Alemanha, em 2006. 'Após o término da competição na África do Sul, em 2010, também será possível tirar boas lições. Já se sabe que, no caso da Alemanha, pelo menos 19% das pessoas que foram ao país por conta da competição fizeram turismo', diz o consultor.

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Mesmo com todo o diagnóstico turístico em mãos em meados de 2009, a divulgação dos destinos brasileiros no exterior só vai começar após a Copa da África do Sul. 'Com base nas informações, serão montados roteiros que combinem jogos e destinos. Tudo isso será divulgado e vendido em outros países. Mudanças serão sugeridas à iniciativa privada ao longo de todo processo', explica.

O consultor acredita que todo o trabalho será recompensado no fim da Copa, quando os hotéis terão serviço mais aprimorado e os destinos, mais leitos e atrações revitalizadas. 'Todas as 12 cidades-sede terão publicidade gratuita. Será ótimo para aumentar o turismo em todo o País', afirma.

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