segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Pronunciamento da Ministra do Turismo, Marta Suplicy

Boa noite!

Acabamos de comemorar o dia mundial do turismo, e quero dar parabéns aos milhões de trabalhadores e milhares de empresários e empresárias do setor.

São essas pessoas que contribuem no seu dia-a-dia para fazer do turismo uma alavanca poderosa no desenvolvimento e na geração de empregos deste nosso imenso e abençoado Brasil.

Desde 2003, quando foi criado o Ministério do Turismo, aumentou muito a chegada de turistas estrangeiros no Brasil. Esse ano vamos atingir a marca recorde de 9 bilhões de reais em divisas que eles trazem para o nosso país. E o Governo Federal está implementando agora o Plano Nacional de Turismo, com investimentos pesados, que
visam gerar 1.700.000 novos empregos no setor até 2010. Os objetivos do governo com esse plano são: fortalecer o turismo interno e promover a inclusão social.

O lazer é um direito, e uma necessidade para o ser humano. Por isso o Ministério do Turismo lançou o programa Viaja Mais Melhor Idade, para que as operadoras e agências de turismo ofereçam pacotes a preços promocionais para quem tem mais de 60 anos. Quem trabalhou duro a vida toda merece agora usufruir desse direito, e vamos unir o útil ao agradável, o governo dá a oportunidade a quem nunca pode viajar e essas viagens ajudam a manter o turismo forte e emprego o ano inteiro, e não apenas nas férias.

Quem mora no estado de São Paulo e no Distrito Federal já pode comprar os pacotes. É só ligar para 0800 77 07 202 e terá as informações.

A partir do ano que vem, esses pacotes que são para os períodos de baixa ocupação serão vendidos em todo o Brasil, e também serão lançados programas de viagem para trabalhadores e para estudantes, e esses programas não são de ocasião, eles vêm para ficar.

As ações do Governo Federal tem ajudado a melhorar a vida das pessoas, cerca de 6 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta, mais de 8 milhões de empregos foram criados, a maioria com carteira assinada, permitindo mais recursos para previdência e sobretudo uma vida mais digna. A renda da população aumentou e o consumo também.

O que pretendemos é que o direito ao lazer, a viajar , a conhecer o Brasil e a passear passe a fazer parte da cultura de consumo do brasileiro, e assim ajudar a fortalecer a musculatura do turismo interno.

Dessa forma estaremos construindo o Brasil que todos nós almejamos, estaremos construindo o futuro.

Muito obrigada.

Nenhum comentário: