quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Pesquisa aponta novo perfil do brasileiro: sensível e caseiro

Apesar disso, Ibope ainda aponta conservadorismo

Elisangela Roxo - O Estado de São Paulo

O homem brasileiro não quer mais ser Super Homem. O novo modelo de comportamento masculino, de acordo com a pesquisa divulgada ontem pelo Ibope, é o sensível e confuso Neo - protagonista da trilogia cinematográfica Matrix. Conceitos como força, poder e independência, antes valorizados, deram lugar a criatividade, insegurança e humanidade.

Os “heróis” modernos vão ao supermercado e adoram cozinhar. Mais de 70% fazem tarefas domésticas e 60% são responsáveis pelas compras do mês. Metade deles não tem medo de ficar em casa cuidando dos filhos, enquanto a mulher trabalha para sustentar a família. “Nossa pesquisa mostrou que o brasileiro está mais companheiro e gosta de ficar em casa”, afirma a diretora comercial do Ibope Mídia Brasil, Dora Câmara.

Cerca de 50% dos casados sentem-se capazes de cuidar da casa e dos filhos sozinhos e 90% dizem ser tão atuantes na educação das crianças quanto as mães. Para as solteiras, a má notícia é que 44% dos brasileiros são casados e, entre eles, 76% são pais. Em Curitiba, a porcentagem dos casados chega a 48%.

A pesquisa do Ibope aponta que os homens modernos enxergam as panelas como arma de sedução. Mais da metade considera a cozinha a parte mais importante da casa. Os homens de Porto Alegre são os que mais gostam de cozinhar.

Apesar de sensíveis, os brasileiros permanecem conservadores: 61% são contra a adoção de crianças por casais homossexuais e 63% acreditam que o aborto não é um direito da mulher. E, apesar de 90% não se incomodarem com o sucesso profissional feminino, 21% concordam com a frase “lugar de mulher é dentro de casa”.

Quanto aos solteiros, sair de casa é um desafio. Entre os que declararam independência financeira, 61% ainda moram com os pais. Eles são usuários assíduos de internet e vão muito ao cinema. O gosto do brasileiro parece mudar com o casamento. Solteiros preferem rock e MPB, enquanto os casados gostam de música sertaneja, segundo a pesquisa.

Nenhum comentário: