sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Nelson Freire - Um trecho difícil dos Concertos para piano de Brahms - Documentário "Nelson Freire" de João Moreira Salles



Nelson Freire ganha o prêmio mais influente da música clássica

da Folha Online

O pianista mineiro Nelson Freire, 62, conquistou um Gramophone, o prêmio mais influente da música clássica no mundo, concedido pela revista britânica homônima. Ele ganhou o prêmio de "gravação do ano" pelo trabalho "Brahms: Piano Concertos", lançado pelo selo Decca. O anúncio foi feito na última quinta-feira (4).

"No auge da forma, Nelson Freire executa os concertos para piano e orquestra de Brahms com sonoridade assertiva e inteligência musical. O suntuoso acompanhamento da Orquestra Gewandhaus, regida por Chailly, faz deste um dos melhores registros das obras de Brahms", descreveu a Folha em 15 de dezembro de 2006.

Em 2003, o pianista ganhou uma homenagem no cinema com o lançamento do documentário "Nelson Freire", dirigido por João Moreira Salles. Um dos pontos altos do filme é a leitura das cartas que Nelson Freire recebeu de seu pai e de sua professora, ainda no começo da carreira.

Nenhum comentário: