sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Gestão Serra - Kassab: primeiro dengue e agora rubéola

SP enfrenta explosão de casos de rubéola

Folha de São Paulo

286 pessoas foram infectadas no Estado apenas até o dia 28; em 2006, foram 66

Aumento é maior na capital paulista; homens de 20 a 29 anos são o grupo mais atingido, segundo Centro de Vigilância Epidemiológica

DO "AGORA"

Um surto de rubéola atinge o Estado de São Paulo. Apenas até o dia 28, o aumento no número de casos é de 333% em relação ao total registrado durante todo o ano passado. Passou de 66 para 286 pessoas infectadas -crescimento superior também à soma dos últimos três anos. Na capital, o aumento foi maior: de 45 casos, em 2006, para 200, até o fim de setembro. A alta é de 344%.
O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) emitiu alerta em que orienta intensificação das ações de controle da doença, como vacinação, que pode ser feita em qualquer posto de saúde. A transmissão da rubéola ocorre pelo ar.
A doença, mais comum na infância, também atinge adultos e é especialmente perigosa em grávidas- pode causar malformação do feto. A rubéola é causada por um vírus e tem como principais características o aparecimento de urticárias na pele e de ínguas ou caroços.
Um dos motivos do alerta é o grande fluxo de pessoas de Estados onde há muitos infectados rumo a São Paulo. O Rio de Janeiro lidera a lista, com 1.288 casos, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 627. São Paulo está em terceiro lugar no ranking.
A Secretaria de Estado da Saúde não informou o que está fazendo para controlar o surto. Disse que o representante do CVE que poderia falar sobre isso passou o dia num congresso.
Segundo o alerta do CVE, a faixa etária mais atingida pela rubéola neste ano é composta por homens de 20 a 29 anos.
Integrante desse grupo, o professor de português Ivan Pereira de Souza, 26, achou que estava com alergia a algum cosmético quando as manchas começaram a aparecer, em julho. "Pensei que fosse um perfume ou um sabonete. Antes disso, senti fortes dores no corpo e pensei que fosse uma gripe."
Quem suspeitar que está com rubéola deve notificar o CVE pelo telefone 08000555466. Infectados devem ficar isolados para que a doença não seja disseminada. (ARTUR RODRIGUES e LÍVIA SAMPAIO)

Nenhum comentário: