Turismo a juros menores
Ministra anuncia taxas de 0,6% ao mês para prazo de 6 meses e estuda pacote para professor da rede pública
Charlise Morais, charlise.morais@grupoestado.com.br
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)terão novas condições para viajar por meio do crédito consignado, aquele cujas parcelas de pagamento são descontadas diretamente do benefício. A ministra do Turismo, Marta Suplicy, anunciou ontem que essas pessoas poderão contrair empréstimos para essa finalidade com juros de 0,6% ao mês e prazo de seis meses para quitá-los. Pelas regras divulgadas anteriormente, havia somente a taxa de 0,95% para pagamento em 12 meses.
Marta também garantiu ontem que está em estudo a criação do turismo com crédito consignado para professores da rede pública de ensino, no mesmo molde do programa para aposentados.
O Programa Viaja Mais Brasil Melhor Idade, do Ministério do Turismo, previsto para ter início no começo de setembro, permite a segurados do INSS financiar pacotes turísticos, com destino dentro do País, no valor máximo de R$ 3 mil.
Mas, para viajar pelo programa, os aposentados precisam aceitar algumas limitações, como viajar apenas em grupo e para os destinos oferecidos pelo programa. Além disso, as viagens somente poderão ser feitas em épocas de baixa temporada. Ou seja, quem adquirir um dos pacotes na primeira fase do programa só poderá viajar até novembro.
Os pacotes terão roteiros aéreos e terrestres, mas, todos eles têm saída a partir de São Paulo, Capital ou Brasília. É permitido levar um acompanhante e incluir as despesas no mesmo financiamento, mas é preciso que essa pessoa tenha mais de 60 anos. As despesas de ambos, depois de acrescidos os juros, não podem ultrapassar o limite máximo de endividamento do aposentado, que é de 30% do valor do benefício. Não pode recorrer a esse tipo de crédito quem tiver alguma inadimplência em outros empréstimos consignados nem dívidas com o setor público. A linha também não contempla quem recebe benefício temporário como auxílio-doença e salário maternidade.
Procedimento
Para viajar pelo programa, o aposentado deve ir a a uma das agências de turismo identificadas com o selo do programa portando carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e de renda e escolher um dos roteiros determinados. O pacote deve oferecer café da manhã e mais uma refeição e também deve ter uma programação específica para o grupo de idosos. O programa já qualificou mais de 700 profissionais de serviços turísticos, desde o início do treinamento em 23 de julho afim de preparar esses profissionais para atender os idosos.
COMO FUNCIONARÁ O TURISMO CONSIGNADO
Essa modalidade deverá estar disponível a partir de setembro
O aposentado ou pensionista deve procurar uma agência de turismo credenciada - e identificada com o selo do Programa Viaja Mais - Melhor Idade
Escolher entre os destinos definidos pelo programa e número de meses para pagar (taxas de juros variam conforme prazo - de 0,6% a 0,95% ao mês)
É preciso apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e de renda e preencher ficha cadastral
A ficha é enviada ao banco pela agência e depois ao INSS, que aprova o crédito
Depois de aprovado, o aposentado vai até a agência e retira as passagens
Fonte Jornal da Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário