sexta-feira, 3 de agosto de 2007

" O cara diz que precisa comer o ovo, mas fica torcendo para a galinha não botar o ovo "

Crescimento

Lula usa expansão da indústria para criticar "pessimistas"

Reuters/Brasil Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de lançamento do PAC de saneamento e habitação, no Palácio do Planalto - Reuters

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a divulgação de dados sobre a indústria brasileira nesta sexta-feira para criticar os "pessimistas" com o país.

- O crescimento não é tanto como eu gostaria mas não é como os pessimistas diziam - disse Lula em discurso na cerimônia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Saneamento Básico e Urbanização .


- O cara diz que precisa comer o ovo, mas fica torcendo para a galinha não botar o ovo - criticou Lula.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta manhã que a indústria cresceu 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado, melhor taxa desde dezembro de 2004.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que os números da indústria mostram que o Brasil não sofre da chamada doença holandesa.

Ele se referia ao fenômeno ocorrido na Holanda nos anos 60 e 70, em que os ganhos gerados com a exportação de produtos primários, fortemente valorizados no exterior, leva a uma a apreciação cambial e, conseqüentemente, ao desestímulo de investimentos produtivos que podem gerar um processo de desindustrialização.

Os acordos do PAC anunciados nesta manhã por Lula atingirão 12 Estados mais o Distrito Federal, no valor total de R$ 6,9 bilhões, sendo R$ 5,9 bilhões de recursos do governo federal.

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

Nenhum comentário: