terça-feira, 11 de dezembro de 2007

USA: Oprah, a nova arma de Obama


Reuters


Apresentadora de TV pode ajudar senador a tirar eleitores negros de Hillary

O Globo

COLUMBIA, Carolina do Sul. Uma das mulheres mais poderosas da TV nos Estados Unidos, Oprah Winfrey tem sido um modelo para as negras americanas, com sua história de sucesso e mensagens encorajadoras.
Agora ela espera que sua popularidade ajude a angariar votos para o précandidato democrata à Presidência Barack Obama, que disputa com a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton a preferência dos eleitores negros.

— Nós não temos mais que sonhar. Temos que votar para transformar aquele sonho em realidade — disse Oprah, referindose à famosa frase de Martin Luther King, no domingo à noite, diante de uma multidão num estádio de futebol de Columbia.

— Eu acredito que chegou a hora para alguém como Barack Obama.

Oprah estava ao lado do senador e de sua mulher, Michele. Ela pediu às milhares de pessoas presentes que aproveitassem a oportunidade de mandá-lo à Casa Branca.

Segundo assessores de Obama, esse foi o evento de maior público do senador, com 29 mil pessoas.

Os eleitores negros correspondem à metade dos votantes nas primárias do Partido Democrata na Carolina do Sul, que serão realizadas no dia 26 de janeiro, três semanas depois de Iowa — onde Oprah também fez campanha para ele sábado.

Ao discursar, Obama disse ficar irritado com o fato de algumas pessoas acreditarem que para ele será difícil vencer a corrida presidencial por ser negro.

— Quando alguém me diz que não conseguirei fazer algo, aí é que quero fazê-lo.

Hillary lidera a disputa entre os précandidatos democratas, mas a distância entre ela e Obama tem diminuído. Uma pesquisa na Carolina do Sul mostra que ela tem o apoio de 19% dos democratas no estado, contra 17% de Obama.

Nenhum comentário: