sábado, 1 de dezembro de 2007

Dia mundial contra AIDS

Um clip de 2002 com os jogadores de futebol da França. Sempre atual.

SOLIDARITÉ
Aujourd'hui, c'est la journée mondiale de lutte contre le sida. L'occasion de revoir ce clip de 2002, avec les footballeurs de l'équipe de France, qui interprêtent "Live for love united".



Campanha

ONU pede menos complacência em Dia Mundial da Aids

Publicada em 01/12/2007 às 12h42m

BBC

Turistas participaram dos eventos no Dia Mundial da Aids em Kuta, Bali (Indonésia) / Reuters

NOVA YORK - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, alertou para a crescente complacência na luta contra a Aids, no dia mundial do combate à doença, neste sábado.

Segundo o secretário-geral, o número de pessoas infectadas ainda é muito alto, apesar dos progressos no tratamento e prevenção da doença.

Ban Ki-Moon, que participou de uma cerimônia religiosa em Nova York à meia-noite de sexta-feira (hora local) para marcar o dia, afirmou que é necessária uma forte liderança se o mundo quiser vencer a batalha contra a Aids e o vírus HIV. (Opine: Você incentiva seu filho ou filha a usar preservativo? )

"A Aids é uma doença como nenhuma outra. A Aids é uma questão social, uma questão de direitos humanos, uma questão econômica. Ela atinge jovens adultos no momento em que eles deveriam estar contribuindo para o desenvolvimento econômico, crescendo intelectualmente ou cuidando de seus filhos."

" A Aids é uma questão social, uma questão de direitos humanos, uma questão econômica (B. Ki-Moon, ONU) "

O secretário-geral pediu ainda que sejam renovados os esforços, especialmente na ajuda às mulheres, que hoje correspondem à metade dos soropositivos.

Vários países organizaram eventos para marcar o 20º Dia Mundial da Aids, neste sábado. ( Veja fotos)

Nos Estados Unidos, o presidente George W. Bush pediu ao Congresso que autorize o governo a dobrar a ajuda financeira para combater a Aids para US$ 30 bilhões (cerca de R$ 53 bi) nos próximos cinco anos.

"Vamos virar a maré contra o HIV e a Aids de uma vez por todas", disse Bush, acrescentando que faria uma visita ao continente africano no ano que vem.

Na África do Sul, mais de cinco milhões são soropostivios

Na África do Sul, foi organizado um concerto especial para marcar a data, com o apoio do ex-presidente Nelson Mandela, um proeminente ativista contra a doença no país.

Mais de cinco milhões de sul-africanos são soropositivos, mas dados recentes indicam que, como na maior parte dos países da região, a infecção entre os adultos está se estabilizando ou começou a diminuir.

Depois de vários anos em que o governo foi acusado de "negar a Aids", o país hoje tem o maior programa do mundo de tratamento com remédios anti-retrovirais.

Mas os ativistas contra a Aids afirmam que é preciso ser feito mais, principalmente na prevenção das transmissões de mãe para filhos.

Quase três quartos das mortes relacionadas à Aids em 2006 foram registradas na África sub-saariana. Dois terços dos soropositivos do mundo moram na região.

O número de pessoas vivendo com o vírus cresceu em todo o mundo, com os casos mais sérios no leste e centro asiático e no leste europeu.

Recentemente, a ONU reduziu as estimativas de pessoas vivendo com Aids/HIV no mundo de quase 40 milhões para 33 milhões, depois de reavaliar seus métodos de coleta de dados.

Nenhum comentário: