segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Batalha paulistana

OPINIÃO

FERNANDO DE BARROS E SILVA


SÃO PAULO
- À primeira vista, tudo parece azul para Geraldo Alckmin. Lidera todos os cenários na corrida eleitoral para a prefeitura paulistana em 2008, venceria tanto Marta Suplicy como Gilberto Kassab em eventual segundo turno e, além disso, tem entre os possíveis candidatos a menor taxa de rejeição. O tucano, mostra o Datafolha, larga nas nuvens, embalado pelo recall da campanha presidencial.

A pesquisa, porém, traz outras novidades -pelo menos duas que complicam e relativizam o favoritismo inicial de Alckmin.

Primeira: Marta Suplicy, desafiando tantos apressados, está no páreo, fortíssima. Mais do que isso, desponta como única alternativa competitiva do PT, uma vez que Mercadante parece não ter se recuperado do trauma dos aloprados.

Sim, a rejeição a Marta é alta, só inferior à do campeão Maluf. Mas não difere quase nada daquela que o mesmo Datafolha registrava na campanha municipal de 2004. Contra as evidências, não é possível dizer, portanto, que o "relaxa e goza" tenha inviabilizado ou mesmo enfraquecido a eventual candidatura em São Paulo da atual ministra.

Segunda novidade: Gilberto Kassab entrou na briga pela sua sucessão, ou, pelo menos, ficou forte demais para que possa simplesmente abrir mão dela em favor de Alckmin. Ambos disputam o mesmo eleitor. Quando Alckmin é retirado da pesquisa, Kassab pula de 10% para 20%; quando o prefeito sai de cena, o tucano vai de 30% para 37%.

Mas quem, nessas condições, vai desistir? Alckmin, o líder, é tucano, mas só oficialmente será apoiado por José Serra. O candidato da predileção do governador é Kassab, o ex-vice, guardião fiel do seu legado, aquele que irá defendê-lo, inclusive, se preciso, do próprio Alckmin.

A tese de que Alckmin e Marta se guardariam para 2010 perde gás após a pesquisa. A idéia de que Kassab seria figurante também ficou para trás. A batalha ainda está muito distante, mas o Datafolha trouxe um recado claro: estão todos sendo convocados para a guerra.

Folha de São Paulo (para assinantes)

Nenhum comentário: