domingo, 17 de junho de 2007

Trade se mobiliza em apoio à ministra

Jornal de Turismo
Data: Sexta-feira, 15 de Junho de 2007 (12:37:09)
Tópico: Brasil

As entidades de classe se mobilizaram 24 horas depois do lançamento do Plano Nacional de Turismo para dar apoio público à ministra Marta Suplicy.

A mídia preferiu cristalizar um momento infeliz da entrevista, congelando alguns segundos de uma declaração que foi imediatamente seguida por um pedido formal de desculpas, do que abordar o teor do lançamento, que foi, sem dúvida, um dos eventos mais importantes do turismo politicamente.

Primeiro, foi a escolha da solenidade, ocorrida durante uma sessão do Conselho Nacional de turismo, fazendo parte da agenda original. Segundo, a presença do próprio presidente da República, de seis ministros, do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (em um dia de votação delicada) e das presidentes das Comissões de Turismo da própria Câmara, Lídice da Mata, e do Senado, Lúcia Vânia.

A reação dos dirigentes do trade de virar a página e fazer colocar o foco no que realmente interessa, o Plano Nacional de Turismo - que na sua segunda edição foi arduamente trabalhado no próprio Conselho de Turismo - foi madura, corajosa, altiva e demonstrou que a própria ministra, que é recém-chegada no setor, já ganhou a admiração e o respeito de todos, principalmente pela sua acertada decisão de seguir os princípios do plano de trabalho do seu antecessor, Walfrido dos Mares Guia, e de aprimorar as rotinas.

O Plano atual cobre uma lacuna histórica, a falta de um planejamento estratégico que pense o setor a médio e longo prazos. O que está escrito é o que deve ser seguido nos próximos anos. A sua leitura é uma missão obrigatória para todos aqueles que trabalham e dependem do setor. Muito mais do que um conjunto de metas é um conjunto de ações bem definidas e capazes de gerar 1,7 milhão de novos empregos. Só de divisas deverá proporcionar o ingresso de 7,7 bilhões de dólares; ao contrário do que muitos querem fazer acreditar. A missão principal do turismo interno é promover o ingresso de riquezas e não a sua evasão.

Perante o trade, a ministra sai fortalecida. O episódio e o embate com a imprensa serviram para consolidar e estreitar uma relação de confiança. O apoio que lhe foi hipotecado foi fruto de uma avaliação de seus primeiros meses no cargo, do perfil da equipe que montou e de uma atuação transparente. O Ministério não está sendo pensado a curto prazo, como muitos chegaram a pensar, mas de uma forma mais ampla, pelo menos até o fim do atual Governo.

O presidente Lula sempre se sentiu em casa nos eventos do turismo. Sempre teve pronunciamentos marcados pela descontração, foi assim nas duas Feiras da Abav e nos Salões do Turismo, só que desta vez o cenário foi Brasília e os algozes de plantão estavam a postos para cumprir uma pauta negativista. Foi neste cenário que o presidente se descontraiu e do fundo da alma arrancou o registro de como a imprensa brasileira vive uma fase de notícias negativas em excesso. O troco lhe foi dado em manchetes pejorativas e reclamando do excesso de informalidade.

Por descontração, a ministra Marta foi infeliz numa frase que, congelada, suplantou em repercussão para a sociedade civil o próprio teor do documento que estava sendo lançado. Nem o pedido de desculpas amenizou a ira e a sede de sangue. A critica do presidente à própria imprensa, realizada minutos antes, só aguçou o apetite e o que se viu é o desdobramento de um quadro de múltiplos interesses político-partidários.

A decisão do trade e das principais entidades de pedir que esta página fosse virada é sensata. Demonstra união, mobilização e maturidade. Um setor que não se acovarda e sai em defesa daqueles que ganharam o seu respeito.

Leia na integra a nota distribuída à imprensa pelas principais entidades do turismo:
“Como membros do Conselho Nacional de Turismo, por meio desta manifestação pública, queremos reafirmar o nosso respeito e consideração pela Ministra de Estado do Turismo Marta Suplicy.

Ela assumiu em março passado o cargo, que havia sido exercido com muita dedicação e sucesso pelo seu antecessor Ministro Walfrido dos Mares Guia. Na solenidade de posse, a Sra Ministra assinalou que daria continuidade aos programas e ações em desenvolvimento do setor e que buscaria o aperfeiçoamento do trabalho. Ela tem cumprido. Em pouco tempo conseguiu apresentar, discutir e aprovar junto à cadeia produtiva do turismo, a segunda edição do Plano Nacional de Turismo – PNT, que começou a ser elaborado ao término da gestão Mares Guia. Um trabalho, portanto, referendado por todos nós.

Queremos aqui, retomar a importância do PNT, um conjunto de metas e objetivos, que foram exaustivamente debatidos durante vários meses e que teve a participação de 100% de todo o nosso Conselho, um trabalho que ensejará, até 2010, 1,7 milhão de novos empregos, a geração de 7,7 bilhões de dólares de divisas e conseqüentemente enormes benefícios ao país.

Esperamos que o resgate destas informações e da dimensão do Plano Nacional de Turismo possam ser compreendidos em sua plenitude, até porque o seu lançamento contou com a presença do próprio Presidente da República, seis Ministros de Estado, oito Governadores, Parlamentares, Corpo Diplomático e da sociedade civil.

Brasília, 14 de junho de 2007

João Martins Neto
Presidente da Abav - Associação Brasileira de Agências de Viagens
Norton Luiz Lenhart
Presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares
José Eduardo Barbosa
Presidente da Braztoa – Associação Brasileira de Operadoras de Turismo
Paulo Solmucci
Presidente da Abrasel- Associação Brasileira de Bares e Restaurante
Eraldo Alves da Cruz
Presidente da ABIH – Associação Brasileira da Industria de Hotéis
Cláudio Magnavita Castro
Presidente da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo
Apostole Lazaro Chryssafidis
Presidente da Abetar - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional
Allain Baldacci
Sindepat – Sindicato Nacional de Empresas de Parques e Atrações Turísticas
Dárcio Bertocco
Ubrafe - União Brasileira de Promotores de Feiras
Margareth Caron Sobrinho Pizzatto
Abraccef – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras
Alexandre Zubaran
Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil)
Roberto Dultra
Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional – Bito
Sávio Neves Filho
Presidente da Abottc – Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais”
Cláudio Magnavita - presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), membro do Conselho Nacional de Turismo e diretor do Jornal de Turismo

Nenhum comentário: