quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Berzoini e Tatto farão 2º turno na eleição do PT









Nova disputa está marcada para o dia 16; participação da militância no PED, maior do que em 2005, surpreendeu até os organizadores


Clarissa Oliveira - O Estado de São Paulo

Os deputados Ricardo Berzoini (SP) e Jilmar Tatto (SP) foram confirmados como os dois nomes escolhidos por mais de 320 mil militantes do PT para disputar em um segundo turno a presidência nacional da legenda, marcado para o dia 16. Representante da chapa Construindo um Novo Brasil e atual presidente, Berzoini obteve 131.699 votos no primeiro turno, realizado no domingo em todo o País. Isso equivale a 43,42% dos 303.344 votos válidos. Tatto, que encabeça a chapa Partido é Para Lutar, contabilizou 61.440 votos, ou 20,25%.

Terceiro colocado, o deputado José Eduardo Martins Cardozo (SP), representante do grupo Mensagem ao Partido, teve 57.694 votos, ou 19,02%.

Os números ainda estão sujeitos à conferência das atas encaminhadas pelos diretórios regionais à sede nacional do PT em São Paulo, mas não devem sofrer alterações significativas. O partido programou para hoje às 11 horas uma entrevista para comentar o resultado da apuração, encerrada à meia-noite de ontem.

Apesar de confirmarem a liderança de Berzoini na eleição, o resultado da apuração frustrou suas expectativas e as de seus aliados. O deputado, que voltou a Brasília no fim da tarde, enquanto a apuração ainda estava em andamento na sede do PT em São Paulo, admitiu em conversa por telefone que sua performance deixou a desejar. “Ficou aquém do que eu esperava, mas está dentro da previsão com a qual trabalhávamos”, disse Berzoini. “Voto é voto, não é? Faltou voto.”

Ainda assim, Berzoini disse que se mantém confiante na vitória no segundo turno. O resultado de ontem apontou um avanço de sua performance em relação à última eleição interna, em 2005. Naquele ano, ele obteve no primeiro turno 123.537 votos. Além disso, a chapa encabeçada pelo deputado obteve 42,58% dos votos, o que lhe garante uma participação maior que a de 42% detida hoje no Diretório Nacional petista.

Tatto, por sua vez, disse que os números condizem com as estimativas desenhadas por seu grupo de apoio nas últimas semanas antes da eleição de domingo. Dizendo-se despreocupado com as articulações de alianças para o segundo turno, ele afirmou que a tendência é que sua candidatura angarie os votos dos petistas que enxergam uma necessidade de renovar a direção partidária. “Quem quiser mudar, quiser que o PT se recicle, vai votar em mim”, afirmou, também em conversa por telefone.

Ele já conta com o apoio de um dos candidatos eliminados no primeiro turno, Valter Pomar, da chapa A Esperança é Vermelha. Nas últimas semanas antes da votação, Pomar vinha anunciando que apoiaria qualquer candidato que chegasse a um segundo turno contra Berzoini.

ADESÃO

A adesão da militância ao Processo de Eleições Diretas (PED) do PT surpreendeu até mesmo os organizadores. Desde a votação no domingo o partido trabalhava com a expectativa de contabilizar 300 mil votos. No início da noite, a previsão foi elevada para 310 mil e terminou à meia-noite, com 326.147.

O número de participantes superou até o da eleição de 2005, na qual 314 mil filiados foram às urnas, mobilizados em parte pelo escândalo do mensalão. Desde então, o PT cita o número como exemplo de sua capacidade de manter a participação da base na atividade partidária.

FRASES

Ricardo Berzoini

Candidato da chapa Construindo um Novo Brasil

“Ficou aquém do que eu esperava, mas está dentro da previsão com a qual trabalhávamos”

Jilmar Tatto
Candidato da Partido é Para Lutar

“Quem quiser mudar, quiser que o PT se recicle, vai votar em mim”

Nenhum comentário: