quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Uma boa escolha


Em votação na TV, general San Martín é eleito o maior argentino da história

RODRIGO RÖTZSCH

DE BUENOS AIRES

Com 55% dos mais de 2 milhões de votos, o general José de San Martín (1778-1844), considerado o "pai da pátria", foi eleito em um programa de TV o maior argentino da história.
San Martín teve participação decisiva não só na independência argentina, em 1816, como também nas do Chile e do Peru, país do qual foi o primeiro presidente. Ele bateu na final do programa o cardiologista René Favaloro (1923-2000), que desenvolveu as cirurgias de ponte de safena e criou uma fundação dedicada ao tratamento de doenças cardíacas, e o pentacampeão mundial de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio (1911-1995).
Os vídeos exibidos no programa final contribuíram com a escolha, ao destacarem apenas aspectos positivos de San Martín, enquanto salientaram laços de Favaloro e Fangio com a última ditadura militar (1976-1983).
Entre os dez primeiros colocados estiveram ainda Ernesto Che Guevara, Eva Perón, o escritor Jorge Luis Borges e o ex-jogador de futebol Diego Armando Maradona, única personalidade viva entre os escolhidos.
O programa, exibido pela Telefé, emissora líder da TV argentina, é baseado num formato original da britânica BBC e que já teve edições em outros países, como Portugal, onde o ditador Antônio Salazar acabou eleito. Na Grã-Bretanha, o escolhido foi o primeiro-ministro Winston Churchill.
Embora fosse argentino de nascimento e tenha tido uma atuação política destacada no país, San Martín viveu poucos anos na Argentina. Aos 5 anos, mudou-se para a Espanha, onde fez sua carreira militar. Só regressou à Argentina em 1812, quando se aliou aos combatentes pela independência.

Um comentário:

Gustavo Conde disse...

Caro Favre: seu blog continua com a habitual classe. Indiquei-o no meu. Apareça por lá. Abraços.