quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Para jornais argentinos, Lula deu "apoio" ao receber Cristina Kirchner

da BBC Brasil

Jornais argentinos interpretaram como uma mensagem de apoio a recepção dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à candidata favorita nas eleições presidenciais argentinas, a primeira-dama e senadora Cristina Kirchner.

O La Nación afirmou que a candidata recebeu "tratamento antecipado de chefe de Estado": chegou a bordo do avião oficial da República Argentina, foi escoltada pelas ruas de Brasília e se reuniu com o presidente Lula no Palácio da Alvorada, residência oficial privada à qual "só chefes de Estado têm acesso".

A recepção foi um "recado implícito" de apoio à candidatura da primeira-dama, disse o La Nación, apesar da negativa do assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

Linha semelhante adotou o Página/12, para quem as poucas horas que Cristina Kirchner passou no Brasil foram "suficientes para que o presidente brasileiro desse um sinal de apoio à candidata oficial".

"Se a aproximação dos países depende da sintonia pessoal entre seus presidentes, o futuro da relação entre Argentina e Brasil está assegurado (na vitória de Cristina)", escreveu o jornal.

O primeiro turno das eleições argentinas será no dia 28 de outubro.

Em diversas ocasiões, a imprensa argentina menciona a tentativa de Cristina Kirchner de "seduzir" seus interlocutores brasileiros, tanto no governo quanto entre os 16 empresários peso-pesado que se reuniram com ela em Brasília.

Cristina Kirchner não foi poupada de "questões incômodas", nota o Clarín.

Segundo o jornal, os empresários expressaram seu receio de que a inflação argentina alcance 17% ao ano --a candidata promete manter o índice dentro dos 10%.

Nenhum comentário: