Hillary Clinton lidera disputa de presidenciáveis democratas
Pesquisa mostra que 41% dos democratas que votam para a escolha de candidatos apóiam Hillary Clinton
Deborah Charles, da Reuters
Em uma pesquisa do Marist College Institute for Public Opinion, 41% dos democratas que votam para a escolha de candidatos apóiam Hillary Clinton. Senador pelo Estado de Illinois, Obama obteve 20% da preferência democrata. O ex-senador John Edwards ficou com 11%.
Entre eleitores republicanos, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney está na liderança, com 26%, seguido pelo ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, com 20%. O senador do Arizona John McCain ficou com 17% e o ex-senador do Tennessee Fred Thompson, ator hollywoodiano que entrou na disputa no mês passado, conseguiu 10%.
Foram entrevistados 1.512 eleitores registrados de New Hampshire, e a margem de erro é de 5 pontos percentuais para os resultados dos democratas e de 5,5% para os republicanos.
As primárias do Estado de New Hampshire são tradicionalmente as primeiras do país e são consideradas um teste importante para os presidenciáveis.
Independentemente do candidato que apóiam, 58% dos eleitores democratas acham que Hillary Clinton, senadora de Nova York, tem as melhores chances de derrotar o candidato republicano nas eleições de novembro de 2008.
O republicano considerado mais forte pelos eleitores é Giuliani, segundo a pesquisa.
"Enquanto Mitt Romney está à frente na disputa, muitos republicanos nas primárias de New Hampshire apostam que Rudy Giuliani tem as melhores chances de derrotar um democrata em novembro do ano que vem", mostrou a sondagem.
A pesquisa mostrou ainda que os eleitores democratas estão mais preocupados com a guerra no Iraque, os serviços de saúde e a economia. Os democratas também querem mudanças.
Os republicanos estão mais preocupados com terrorismo, economia e a guerra no Iraque. A pesquisa indicou que Romney é o candidato mais forte entre os republicanos mais preocupados com o terrorismo.
Um comentário:
Seria bom que Hillary ganhasse a presidência nos EE.UU, pois assim a possibilidade de uma mulher ganhar no Brasil, aumentaria, penso eu. As pessoas fingem que não percebem que Marta é a candidata perfeita, mas será ela a nossa próxima presidenta.
Postar um comentário