Brasil vê etanol como rota rápida para virar potência
A avaliação é de reportagem do jornal americano The Christian Science Monitor
| |
LONDRES - O Brasil espera que o etanol ajude a acelerar sua lenta ascensão como potência econômica, diz reportagem na edição desta quarta-feira, 6, do jornal americano The Christian Science Monitor.
"Ao sobrevoar o coração do Brasil, uma vasta savana, conhecida aqui como cerrado, pode-se confundir o cenário com Iowa, Kansas, ou praticamente qualquer lugar no cinturão agrícola dos Estados Unidos", diz a repórter Sara Miller Llana.
Segundo ela, "até fazendeiros americanos chegaram para se unir ao boom que, nos últimos anos, posicionou o Brasil para superar os Estados Unidos como a superpotência agrícola do mundo".
"No ano passado, o Brasil suplantou os Estados Unidos como maior exportador de soja. A isso se seguiu ter chegado ao primeiro lugar na exportação de carne bovina em 2004. E agora que o alto preço do petróleo e preocupação com mudanças climáticas despertaram uma demanda global por combustíveis alternativos, o Brasil tem o objetivo de dobrar sua produção de cana-de-açúcar para etanol na próxima década", afirma.
A reportagem diz que a importância do Brasil foi demonstrada esta semana durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia, "onde os dois países anunciaram planos de quadruplicar o comércio (bilateral) para US$ 10 bilhões até 2010 e estimular o uso de biocombustíveis pela Índia".
"As duas potências econômicas em emergência também têm o objetivo de fortalecer a cooperação como vozes vigorosas do mundo em desenvolvimento antes de iniciarem as conversações do G-8 na Alemanha nesta semana", acrescenta. Leia mais aqui, no Portal do jornal O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:
Postar um comentário